quinta-feira, setembro 26, 2013

Diz que a adolescência dura até aos 25 anos

Li esta manhã no jornal Expresso que certos psicólogos ingleses são a favor da idade da adolescência ser ampliada até aos 25 anos.

No início achei um perfeito disparate, mas comparando a geração dos meus pais com a minha geração, ou com a geração actual.... a verdade está à vista.

O meu pai, homem do norte, filho de pessoas do campo, com apenas a 4ª classe, mas com uma enorme visão e ambição, veio para Lisboa sozinho, com apenas 18 anos, com uma mão à frente e outra atrás, à procura de trabalho.

Casado e com uma filha com cerca de um ano, o meu pai arregaçou as mangas e imigrou para os "states" na expectativa de uma vida melhor. Com muito trabalho, uma estrelinha no céu e uma esposa fantástica que o acompanhou (concordando ou não) em todas as decisões, “vingou” na vida tornando-se no empresário da construção e hotelaria que é hoje.

Ora, de mim e dos meus irmãos não se pode dizer o mesmo! Shame on me! Cresci numa vivenda de dois pisos, com jardim e parque infantil. Toda a minha vida frequentei colégios privados, tive acesso a actividades extracurriculares de inglês, francês e de música (na altura estava-me a borrifar para as aulas de órgão e solfejo, se arrependimento matasse...), comprava roupa nova todas as estações, quando tirei a carta tive direito a carro, quando casei tive direito a casa, quando acabei a faculdade tive direito a emprego.

E se grandes são as diferenças entre estas duas gerações, são absolutamente abismais relativamente à pré-adolescente que tenho lá em casa. Aquela para quem ainda ontem dei 120€ por dois bilhetes para o concerto dos One Direction, dia 13 de Julho, no PORTO (anda uma mãe a introduzir Pink Floyd, Dire Straits e até Moonspell nos gostos musicais da miúda e sai-me isto!). Os meus pais nunca foram comigo a um concerto, quanto mais fazer 300km para ir ver os meus ídolos. Ele é preço dos bilhetes, ele é portagens, combustível, dormida no Porto...

Talvez por tudo isto os tais psicólogos ingleses acreditem que o melhor é adiar a maturidade dos 18 para os 25 anos. Esta geração de miúdos não está preparada para abdicar das suas mordomias electrónicas, quanto mais!

Alguém sabe em que faculdade é que se tira a licenciatura de “Mãe” ?

2 comentários:

  1. Fica descansada que a febre dos 1D não passa (tens como prova a Miley), e deixa lá a rapariga descansada, também não gosto de algumas atitudes que ela tem mas ela é boa pessoa <3

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma