quarta-feira, setembro 24, 2014

Até eu te dava uns açoites se te apanhasse agora!

João Magueijo, cientista português radicado no Reino Unido há mais de 20 anos, lançou recentemente o livro "Bifes Mal Passados", um conjunto de crónicas alegadamente irónicas e humorísticas relatando as suas más experiências junto dos ingleses.

Bifes mal-humorados, João? Até eu te dava uns açoites se te apanhasse agora.

Então foi essa a educação que te deram? Já não basta falar mal do país que te acolheu há mais de vinte anos e cuspir no prato que comeste, ainda vens dar cabo da fama de povo hospitaleiro e simpático da qual gozamos há tantos anos?

Então agora que o Turismo nos está a sorrir mais do que nunca, Lisboa está na moda e é fashionable passar uns dias num magnífico hostel português, então agora é que tu vens incitar "os portugueses a despojarem-se de complexos de inferioridade"? Agora que estamos com a auto-estima nos píncaros da lua?!

Então tu vais dar tareia nos bifes que toda a vida para aqui vieram veranear e sempre disseram maravilhas do nosso Algarve? Então mas isso faz-se?

Achas bonito dizer que os ingleses são animais selvagens e completamente descontrolados? Meu deus, mais de 600 anos de aliança inglesa deitados por terra, para te armares em engraçadinho.

E que raio de conclusões são estas?
"É uma das sociedades mais podres do mundo". Tens a certeza que seguiste todas as etapas do método científico à risca? Em que dados empíricos te baseaste para tirar estas conclusões?

"(sexo) é algo que uma mulher pode fazer a um estranho de quem não sabe sequer o nome", E tás certo de que isso é exclusivo aí das terras de Sua Majestade?

"As casas de banho são tão nojentas que até a capoeira da minha avó é mais asseada". Nunca foste à Ásia, certo?

Tás-te a rir, não é? Não és tu que cá ficas a levar com o mau-humor deles depois desta brincadeira, nem é a ti que faz falta eles virem cá largar a nota e impulsionar a economia. Sim, porque já só nos resta o Turismo, tens noção disso?

A nossa sorte era o Adolfo Mesquita Nunes ir aí recolher toda e qualquer cópia existente do livro. Podia ser que os poucos ingleses que leram a notícia se esquecessem dentro em breve das alarvidades que foram proferidas.

Se isso acontecer, livra-te de ir a correr lançar isso em formato Ibook, ouviste?





Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma