quinta-feira, setembro 18, 2014

Falta de respeito pelos livros? Culpada!!

Vi recentemente um programa na TV que me deu que pensar!
Discutiam-se os manuais escolares e apontava-se o dedo indicador pela grande falta de respeito que se assiste nas nossas escolas, e na população em geral, pelos livros.

Segundo o entrevistado deste programa, a palavra de ordem é reutilizar: usar, estimar e deixar o livro pronto para ser entregue a outro leitor, tal como gostaríamos de o receber. Estilo biblioteca, absolutamente incólume.

Defendia-se que os manuais deviam ser um investimento do Estado e não dos pais, e que para tal deviam passar a ser propriedade da escola e não dos alunos. Cada utilizador deveria pensar nos olhos e nas mãos que irão percorrer o mesmo livro nos anos futuros.

Defendia-se a responsabilização dos pais e do aluno pelo bem-estar dos livros que lhe são confiados.

Defendia-se ainda que, para não haver diferenças na sala de aula entre os meninos ricos (com livros novos todos os anos) e os meninos pobres (cujos pais andam à cata dos restos dos anos anteriores), todos os meninos deviam usar os mesmos livros usados, reutilizados. Não há cá livros novos para ninguém. Acrescentava-se ainda que era uma questão de educação!

Do ponto de vista económico, social, cívico, etc parece-me muito bem, mas... bolas...ok, eu sou uma grande mal-educada.

É a única explicação que eu encontro, porque os meus livros estão, grande parte deles, riscanhados. Eu quando leio um livro não penso nos meninos pobres, nem no quanto aquele livro me dará a ganhar no OLX.  Juro por Deus que não, e quem diz a verdade não merece castigo! 

Um dos hábitos de estudante que nunca perdi é o de escrever, sublinhar, apontar. Quando me apaixono por um livro então, é por demais! Entrego-me a ele, e temos uma espécie de affair (mas só com certos livros, com manuais escolares isso seria estranho!!!).
Risco-o sim, a caneta... e por vezes a caneta vermelha... porque ele também mexe comigo!
Gosto de escrever o que penso e o que sinto enquanto estou a ler! E gosto muito (gosto tanto) de encontrar lá aqueles recadinhos de há 20 anos atrás endereçados para o meu "eu" do agora. Gosto de lembrar exactamente aquilo que remexeu com as minhas entranhas naquela altura, o que me fez apaixonar por aquele livro. 

Isto é falta de respeito pelos livros? Se é, eu considero-me culpada!
Se calhar estou a precisar de mergulhar novamente no "Crime e Castigo".





3 comentários:

  1. Lol. Sem a parte da caneta vermelha, culpado. Ler é como viajar, quando se acaba um livro , começa outro.
    Ac

    ResponderEliminar
  2. Tinha um professor que dizia que os livros têm de ser "violados". não tenho por habito sublinhar e apontar para não influenciar quem vai ler a seguir, prefiro apontar num caderno.
    mas gosto de escrever no inicio onde o comprei e qdo e no final em que dia e onde o terminei de ler. mas nem sempre o faço.
    beijinhos e gostei de vir aqui.

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma