segunda-feira, dezembro 15, 2014

Isto de ser crescido não é assim tão bom!

Quando somos novos achamos que somos donos do mundo e do nosso destino, estamos cheios de energia para mudar a ordem natural das coisas, para fazer diferente, para sair "fora da caixa".

Quando somos putos, os adultos são velhos a partir dos 30, a maior parte das vezes não têm razão e inexplicavelmente estão sempre mal-dispostos, apesar de terem a sorte de só fazer o que lhes dá na real gana. E é exactamente por isso que estamos desejosos de sermos crescidos! Para fazer o que nos apetece! Liberdade!

Hoje são os meus filhos que me veem com esses olhos. E eu não sei quando nem como é que tudo isto mudou...porque eu também já fui assim.

Quando era miúda, estava sempre desejosa de uma festa ou de uma oportunidade para usar sapatos de salto alto, agora estou sempre desejosa de chegar a casa para os descalçar.

Quando era chavalita, armada ao pingarelho, maquilhava-me para parecer mais velha e disfarçar as borbulhas, agora uso maquilhagem para esconder as olheiras, as rugas e outras tantas imperfeições que aparecem com a idade.

Uma ida à discoteca implicava, no mínimo, uma hora de produção entre banho, escolha de roupa, veste, despe e torna a vestir,  maquilhagem, para depois dançar até cair. Agora conseguir deitar-me no sofá a ver um filme que me surpreenda ou o Benfica a ganhar 0-2 ao Porto,  já é uma "noite em grande".

Quando era adolescente o frio era psicológico e não condicionava aquilo que me apetecia vestir, agora não me deito sem saber o tempo que vai fazer amanhã, e à noite, nem de verão saio de casa sem um casaco.

Irritava-me que me chamassem "miúda", agora estranho quando me chamam "senhora".

Quando tinha 16 anos sabia exactamente a mãe que eu não queria ser: chata, ralhadora, demasiado preocupada com a casa e com as arrumações do quarto, e se os sapatos estão fora do lugar...agora tenho momentos em que não consigo deixar de ser essa mãe.

Quando andava na escola achava que os adultos eram uns sortudos, pois não tinham de se levantar cedo e estudar para os testes, agora pagava para voltar a ter essas "responsabilidadezinhas".

O Natal era sinónimo de receber prendas. Hoje sou eu que compro as prendas, mas os filhos é que as recebem, porque é assim que a família e os amigos nos presenteiam a partir do momento em que eles nascem.

Quando era uma jovem inconsciente não via a hora de ser livre para fazer o que queria sem dar satisfações aos pais, agora tenho de dar satisfações ao patrão, ao marido, aos filhos, ao ministério das finanças...

Não tenham pressa, miúdos, que isto de ser crescido não é assim tão bom!




4 comentários:

  1. O meu terapeuta bem tem razão quando diz que uma parte de mim ainda não cresceu tenho 3 filhos os quais tomo conta sozinha a 11 anos e muito bem adoro o meu trabalho e continuo a calçar o meu sapato salto e o meu vestido sexy faça sol ou faça frio em casa de pantufas só mesmo Obrigada como é o caso agora, ou quando os meus filhos no inverno frente a lareira a comer pipocas me pedem para ver um filme com eles tou certa ou errada não interessa desde que estejamos todos bem e felizes e ou que interessa é gostava que está minha parte de criança ou adolescente nunca acabasse sinal que vou curtir a velhice com muito entusiasmo e responsabilidade já agora tenho 45 anos :) e tu escreves bem suzi:)

    ResponderEliminar
  2. O verdadeiro significado da palavra responsabilidade, acho que só vou conhecer, quando tiver filhos (ou alguém que dependa de mim).
    Quanto aos saltos altos, maquilhagem, queixas do tipo “tenho tanta coisa para fazer”, “nunca mais tenho 18 anos” … dá-me vontade de dizer “cala-te miúda que não sabes o que dizes!”. Até aos 18 anos parece que os anos passam à velocidade de um barquinho a remos, depois dos 18 parece que apanhamos o TGV. :)

    ResponderEliminar
  3. É verdade! Quando somos pequenos queremos crescer rapidamente. Depois começamos a ver que o tempo começa cada vez a passar mais rápido e a vontade de o querer abrandar é cada vez mais evidente.   Mas é a vida e tudo depende da forma como a encaramos.   Belo post! :) Beijinho**

    ResponderEliminar
  4. Acho que é por se saber que a idade adulta não é assim tão boa que sai cada vez mais tarde da casa dos pais.

    claudiapereira96.blogspot.com

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma