segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Stephen Hawking - A Teoria de Tudo


O filme "A Teoria de Tudo" está nomeado para os óscares de melhor filme, melhor actor e melhor actriz. As representações são assombrosas, mas a mensagem do filme é muito mais abrangente do que à partida aparenta.

Este filme reproduz a vida do brilhante aluno de física, Stephen Hawking, a quem, aos 23 anos, foi diagnosticada esclerose lateral amiotrófica (doença que recentemente motivou uma enorme onda de solidariedade e de ice bucket challenges), e a quem os médicos deram apenas mais dois anos de vida. Hawking tem hoje 72 anos. 

Para além da comovente história de amor e amizade, de esperança e de conquistas, muito para além das teorias físicas do Professor Hawking, que muito contribuiram para a compreensão do universo, para além da relatividade da noção do tempo que nos resta e aquele que efectivamente aproveitamos, reside a mensagem da necessidade de comunicação.

Ao longo de todo o filme, é evidente a luta de Stephen e Jane pela manutenção da capacidade de comunicar. Nem que seja através de um simples piscar de olhos.

Hoje em dia, Stephen comunica com o mundo através de um computador, porque ainda consegue controlar um dos músculos do rosto. É esse músculo que é detectado por um sensor nos óculos e que envia a informação para um programa no computador. Stephen fala através de um sintetizador associado a esse computador. 

Sem essa possibilidade de comunicação há muito que Stephen teria perdido o contacto com o mundo, e provavelmente a vontade de viver.

A voz robótica de Stephen aparece em músicas dos Pink Floyd como Keep Talking do álbum Division Bell (1994),





e, mais recentemente, em Talkin' Hawkin' do álbum Endless River (2014).








Hawking deslumbrou David Gilmour e continua a conquistar multidões com as suas palavras. 

A mensagem é simples: O diálogo é fundamental - entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre líderes de países e religiões, no seio de toda a humanidade, caso contrário, não passamos de animais. 
All we need to do is make sure we keep talking.


For millions of years mankind lived just like the animals.
Then something happened which unleashed the power of our imagination.
We learned to talk,

We learned to listen.
Speech has allowed the communication of ideas
enabeling human beings to work together,
to build the impossible.
Mankind´s greatest achievements have come about by talking... talking
and its greatest failures by not talking.
It doesnt have to be like this.
Our greatest hopes can become reality in the future
with the technology at our disposal the possibilities are unbounded
All we need to do is make sure we keep talking...talking

2 comentários:

  1. Uma inspiração e um verdadeiro génio o Stephen Hawking, já vi o filme e li vários dos seus livros e não podia concordar mais contigo quando referes a comunicação como a chave de tudo, da nossa existência. bjs

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto e excelente filme. A mensagem é forte e um exemplo de vida para todos. Quantas vezes nos queixamos de coisas sem importância, como se o mundo tivesse acabado e nada mais nos restasse? Somos tão injustos. A força e a coragem deste Homem são notáveis e uma inspiração

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma