terça-feira, abril 07, 2015

Sou toda ouvidos...

Em viagem, mesmo que dentro do nosso país como foi o meu caso, não tive contacto com as notícias, pelo que só hoje tomei conhecimento do massacre na universidade de Garissa, no Quénia. 

E o que se pode dizer mais acerca disto?  Mais importante do que aquilo que possa ser dito, da tristeza e das condolências, o importante é que se fale. 

Que isto não seja mais um atentado com ligações à Al-Qaeda ou ao estado islâmico, só mais um... e não se passa nada... É importante que se diga, e se repita incessantemente, que isto não pode acontecer. É importante verificarmos que, mais uma vez, os presumíveis autores não são radicais ignorantes, sem estudos ou formação e que se dedicam a uma causa por miséria de espírito ou falta de outras oportunidades, ou por assim terem sido ensinados pelas gerações anteriores e não conhecerem outro diálogo que não seja o das armas. 

São estudantes de medicina, recém-licenciados em direito, gentes de alguma intelectualidade, que se entregam de corpo e alma à causa islâmica surpreendendo tudo e todos, inclusivamente os próprios pais, na forma violenta com que o fazem. 

Dá que pensar, pelo menos a mim, o que leva estes indivíduos (não lhes consigo chamar pessoas) a fazerem disto uma forma de vida.  De onde é que esta gente vem? Quem os recruta e como os convence a estas loucuras? Alguém que me explique isto, por favor!

(foto retirada da net)

5 comentários:

  1. Fiz um post sobre isso no meu blog. Para mim, qualquer pessoa, em qualquer altura pode ter um ataque de loucura e fazer uma barbaridade do género. É o que dá ter trabalhado 17 anos na área criminal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é um acto isolado ou qualquer acto de loucura de um qualquer indivíduo, Tim Tim. Isto envolve grupos de revoltosos, facções da Al-Qaeda e do estado islâmico recrutando milhares de pessoas. Isto é algo muito bem pensado e concertado, isto envolve o recrutamento de gentes com cultura e formação, gentes influentes. Até agora nunca se tinha visto ocidentais associados a este tipo de radicalismos. Isto é assustador!

      Eliminar
  2. há tanta coisa neste mundo sem explicação!!!
    tanta atrocidade, tanto sofrimento....
    a forma de pensar destas pessoas que cometem estes actos não se compreende nunca!

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Temos de Acreditar e fazer por isso, começando por não nos deixar intimidar.

      Eliminar

Diz o que te vai na alma