quarta-feira, julho 29, 2015

Fotografia: a nova Polaroid Socialmatic


Adoro fotografias, adoro fotografar!

Quando era miúda gastava grande parte da mesada na revelação de fotos no fotógrafo. Rolos de 36 fotografias, das quais não se aproveitavam nem 20. Entre péssimas entradas de luz, olhos vermelhos ou olhos fechados, muitas vezes era mais o que se estragava do que as aproveitáveis.

Com as novas tecnologias ganhou-se bastante no arquivo e na edição das fotos, mas irrita-me que as mesmas vivam apenas no disco rígido de um PC. Por muito que tenhamos a possibilidade as imprimir mais tarde, a verdade é que, na grande maioria das vezes, elas ficam no computador ou no smartphone (excepto aquelas que têm a sorte de serem partilhadas nas redes sociais).

Ainda me lembro de uma Polaroid antiga dos meus pais, com a fantástica impressão automática. Bastava uns segundos a agitar a foto para as cores se evidenciarem e, como que por magia, a fotografia aparecia.




Hoje descobri a nova Polaroid Socialmatic, uma câmara digital instantânea que, para além de imprimir as fotos na hora, permite partilhá-las no Facebook e no Twitter.


Esta é a descrição dela no site da FNAC:
Polaroid Instant Digital Socialmatic

Socialmatic é uma câmara fabricada pela Polaroid que é capaz - de uma forma retro e apropriada à estética do Instagram - imprimir fisicamente as fotografias tiradas pelo utilizador, mas que também oferece a possibilidade de partilhá-las na aplicação dos filtros de imagem.
A Socialmatic tem 14 MP, conecta-se por Wi-Fi e Bluetooth, e também permite partilhar imagens no Facebook e no Twitter. De facto, a câmara digital da Polaroid funciona com o sistema operativo Android e até permite correr aplicações num ecrã de 4.5 polegadas.
Além de um ecrã de 4,5 polegadas, a Socialmatic da Polaroid tem duas câmaras de 2MP e de 14MP, 4GB de espaço de armazenagem, e uma slot para cartões de memória microS


E este é o vídeo oficial:




Mas uma máquina destas só se justifica se utilizarmos as fotografias para decoração da casa ou para serem expostas de alguma forma.

Li algures que o papel usado nesta Polaroid já tem adesivo, pelo que dá para fotografar, escolher a foto, editar, imprimir e colar a fotografia em qualquer sítio.

Com muita pena minha o papel não tem a borda branca à volta do fotografia, típica das Polaroids, pelo que se perde um pouco do misticismo. No entanto, acho que era capaz de gostar deste brinquedo.

A ideia de ter as fotos na hora é uma delícia. O preço é que nem tanto...










Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma