terça-feira, julho 14, 2015

Viagens da Limonada #5 - New York

Nova york em pouco mais de 48 horas:





Depois de Orlando e Miami, para Nova York restavam-nos apenas duas noites. A cidade é enorme e cheia de vida. Cerca de 19 milhões de pessoas circulam diariamente naquela cidade. Muito para ver em muito pouco tempo.

Dentro do que nos foi possível visitar, as nossas escolhas foram para:

Times Square - nossa primeira paragem, até porque o hotel onde estávamos hospedados fica na 48th street, muito perto da praça. A sua beleza reside no movimento constante, no brilho, nas luzes, no não sabermos onde fixar o olhar pois tudo é agitação, euforia. Impossível não sorrir em Times Square.







9/11 Memorial Museum e Freedom Tower- o recentemente inaugurado museu dedicado às vítimas do 11 de Setembro de 2001 e de 26 de Fevereiro de 1993, criado no exacto local onde as torres gémeas tinham sido construídas. Aliás, dentro do museu é possível encontrar restos das fundações e das escadas das torres. O museu está implantado por baixo do solo exactamente porque um dos sues objectivos é preservar o que ficou.

Aqui a história é espremida ao máximo: o antes, o durante e o depois, os factos, as pessoas que morreram no atentado, as mensagens de voice-mail deixadas aos seus familiares, e vice-versa, os heróis que morreram salvando outras vidas, os heróis que sobreviveram, o pormenor dos sapatos, óculos, carteiras e outros objcctos pessoais deixados para trás nos escombros, a história da Al-Quaeda, as imagens dos 19 terroristas que participaram no atentado, as notícias da tragédia pelo mundo fora, os Estados Unidos antes e depois do atentado, as memórias, as marcas indeléveis, o nunca mais esquecer por mais que o tempo que passe... Preparem-se para uma longa fila de espera e um ambiente pesado.

(Entradas: 15$ até aos 17 anos - 24$ adultos)

 (Freedom Tower)

 (Memorial no exterior do museu)

 (gravado com os nomes das quase 3000 vítimas)


(Duas colunas pertencentes à antiga torre Norte)



 (o antes)

 (o depois)

 (No day shall erase you from the memory of time) 


(Carro de bombeiros destruído no atentado)


Empire State Building-  O coração, o símbolo de Nova York. É possível visitar até ao observatório no 102º piso, mas nós só fomos até ao 86º, pois são tarifas diferentes e achámos que não valia a pena. O edíficio tem uma exposição com fotos, plantas, esboços de construção, mas a atracção principal é, sem dúvida, a vista sobre Nova York. São centenas as pessoas em redor dos muros para ver as vistas que vão, por exemplo, até à Estátua da Liberdade, numa das vertentes. Arrebatador a qualquer hora do dia, mas ao anoitecer, com o sol a cair e as luzes a surgirem a cidade ganha outra magia.

(Entradas: 26$ até aos 12 anos - 32$ adultos)







- Passeio de Ferry até Staten Island: Foi a melhor solução que encontrámos para ver a Estátua da Liberdade sem perder tempo nas filas. Para além disso, o Passeio de Ferry de Manhattan até Staten Island é grátis.








- Á saída do Ferry, uns metros à frente, em Battery Park encontra-se a esfera que, antes do atentado às torres gémeas, estava junto aos edifícios.





- início da Wall Street e o famoso touro símbolo de uma economia forte e resistente. Vá-se lá perceber porquê, estão centenas de pessoas ansiosas por uma foto junto aos "ditos-cujos" do Touro. Dinheiro a quanto obrigas.






Brooklyn Bridge- a ponte seria encerrada durante a tarde por causa das celebrações do 4 de Julho e do fogo-de-artifício que iria ser lançado nessa noite, mas ainda fomos a tempo de a pisar e fotografar.







 (Celebrações do 4 de Julho)


Chinatown e Little Italy: Os bairros são contíguos, pelo que é impossível visitar um sem visitar o outro. Incrível como as culturas asiática e itálica se encontram reflectidas nas ruas de Nova York, parecendo efectivamente que estamos noutro país, um pouco à semelhança de Little Havana em Miami (ver post sobre Miami).














Em Little Italy fiquei encantada com esta loja de acessórios. Vale a pena visitar.


("If Loving an accessory is wrong, we don´t want to be right!")



Radio City HallRockeffler Center, 5ª avenida e um passeio de bicicleta por Central Park.









No último dia de manhã, ainda tivémos tempo para passar pelo Radio City Hall e pelo Rockfeller Center, mas o mais divertido foi andar de bicicleta em Central Park. Alugámos as bicicletas no Central Parl Bike Rental . Fica na 58th street, mas não é preciso procurar muito por esta ou qualquer outra loja, pois os vendedores andam na rua à procura de clientes.

Preços:
1 hora - 15$
2 horas - 20$
3 horas - 25$
Meio-dia - 30$
Dia - 40$

Depois de entregar as bicicletas era hora de apanhar táxi para o aeroporto JFK. Saímos com duas horas de antecedência relativamente à hora que queríamos estar no aeroporto, pois o taxista que contratámos avisou-nos em relação ao trânsito. A descoberta estava terminada, era hora de regressar a casa.





Restaurantes em Nova York:
Não me atrevo a recomendar restaurantes! O tempo foi muito escasso, as refeições que fizémos foram rápidas, em restaurantes de Times Square ou perto, como por exemplo as pizzas do SBarro ou o Mcdonalds, e inclusivamente na estação do ferry de Statem Island.

Existem obviamente opções mais agradáveis, tudo depende do tempo e do dinheiro disponíveis. Se tiverem sugestões para uma próxima oportunidade, partilhem-nas nos comentários.

Em Times Square existem cadeias de restaurantes como o Bubba Gump ( ver também post sobre Miami), o Hardrock Café (ver também post sobre Orlando e a Universal Studios), e Planet Hollywood.


Transportes:
Dentro da cidade fizémos tudo a pé ou de metro. De e para o aeroporto o ideal é apanhar um taxi. O trajecto são cerca de 65$, já com portagens e gorjetas incluídas. Confirmem bem o preço final antes de entrar no táxi. Por todo o lado, os preços que nos indicam raramente são o preço final (há que incluir taxes and tips).


Hotel:
The Belvedere New York City- o mais caro, mas sem dúvida o melhor dos três hotéis onde ficámos. Boa localização, na 48th street (Theatre district), junto a Times Square, perto da Broadway, e apenas a alguns quarteirões de Central Park. Pequeno-almoço variado, boa apresentação e com um horário alargado (até às 11.00). Um pequeno senão: a internet não é grátis para os hóspedes do hotel.




E assim terminou uma fantástica e inesquecível viagem de 13 dias pelos States. Deixem os vossos comentários em baixo, caso tenham alguma sugestão para esta cidade.


Posts relacionados planear viagem aos States,  Orlando e os parques temáticos, Kennedy Space Centre, Miami

1 comentário:

  1. OMG! New York é mesmo um mundo cheio de coisas. Sinceramente, não tenho muita vontade de conhecer :/


    Beijinhos,
    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma