sexta-feira, dezembro 11, 2015

Há algo de muito errado nisto!

PALAVRA DO ANO - PORTO EDITORA

A iniciativa tem como objectivo principal "sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa (...) acentuando a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida."

A Porto Editora convida-nos a escolher, entre 10 palavras, qual a que para nós teve maior relevância nos meios de comunicação e nas redes sociais. Se quiserem votar, é só seguir este link Palavra do Ano Porto Editora.

Estive para votar na palavra "Acolhimento", mas tem sido tanta a polémica à volta da forma como os países interpretam o dever humanitário de proteger os sobreviventes de guerra, e tem sido tanta a dificuldade de acolher este elevado número de pessoas, que me retraí.

"Terrorismo" também faria muito sentido depois deste terrível ano, mas recuso-me a dar essa vitória aos desumanos que o praticam.

Escolhi esta: "Refugiado"



Foi esta a minha escolha, porque acho que ainda não se percebeu muito bem o verdadeiro conceito da palavra.

À conta de medos e pânicos, confundem-se refugiados com oportunistas, com preguiçosos à procura de subsídios, confundem-se refugiados com pessoas que se fazem de coitadinhos. E há algo de muito errado nisto! Ora leiam lá a definição novamente.

1 comentário:

  1. Uma palavra bem escolhida, sem dúvida!Mas cheia de sentidos figurados, de facto! Tão figurados que talvez tenha razão e seja necessário consultar, para esclarecer, o seu significado literal!

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma