quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Boteco das Tertúlias ... #6 (Dia de são valentim)


Se amar é bom, imagina ser amado por esse alguém!

Amar e ser amado é um luxo, é uma sorte do catano, minha gente.
Amar e ser amado é provavelmente a condição mais fundamental da vida humana, mas igualmente a mais ignorada, porque muitas vezes vista como uma coisa banal, porque a tomamos como condição garantida.

E depois lemos notícias destas:





ou interessamo-nos um pouco mais acerca da história da senhora que se atirou à água em Caxias, com o intuito de se suicidar e de levar consigo ambas as filhas, e pensamos que se calhar o "amar e ser amado" não é assim tão líquido. O amor não está garantido a priori só porque duas pessoas se casam ou têm filhos em comum.

Quando o "amar e ser amado" acontece dá-se um pequeno-grande milagre.  Há por isso que o celebrar na sua plenitude!

"Não se vive só de amor e uma cabana" dirão uns, "o dinheiro também traz felicidade e a realização profissional é um pilar do nosso bem-estar" dirão outros, "a minha realização pessoal só depende de mim e de mais ninguém" poderão acrescentar. Sem dúvida, que em primeiro lugar estamos sempre nós. Para amar alguém temos de nos amar a nós próprios, não há volta a dar. Mas o que é feito de todas as nossas conquistas sem a partilha com o outro?

Como diz a minha querida Contadora de Estórias relativamente a esta coisa de celebrar o Dia de São Valentim há sempre  "as duas faces de uma mesma moeda: por um lado o sentimentalismo intrínseco à data em questão, as mensagens cliché cheias de boa vontade e a crença de que, neste dia, tudo é luminoso e puro.  Por outro, lá vem a torrente de mal-dizer, de apregoar aos quatro cantos a inutilidade de tal data".

Mas bolas, se festejamos em gesto de homenagem e em sinal de respeito os "dias de... " dedicados a doenças (Dia Mundial da Luta contra o Cancro), tragédias (Dia Munidial em Memória das Vítimas da Estrada) e outras coisas más, porque não haveremos de celebrar as coisas boas, porque não festejar o Amor em todo o seu esplendor?

Porque é piroso? Não me lixem!





O Boteco das Tertúlias é uma rubrica online com as bloggers:
Contador dEstórias
Espressoandstroopwafel
Lifestextures

A nossa querida ByCatarina estará ausente por tempo indeterminado, mas esperamos que se junte a nós novamente dentro em breve.


2 comentários:

  1. Escreves bem e focas aspectos muito importantes. É mais fácil para a maioria assobiar para o ar e olhar para o lado, fingir que não se sabe nem se vê, do que abordar temas controversos em público. Ter a coragem de o fazer de forma tão frontal é louvável. Concordo contigo quanto à celebração mas acho que ter a coragem de pôr o dedo na ferida é igualmente importante e tu fizeste-o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra. É só porque às vezes o amor parece uma coisa fácil e acessível a todos, e não é bem assim. É muito mais do que isso, tem contornos e meandros que muitos de nós preferimos não ver e muito menos falar deles. Quando o amor existe e é retribuído, é um crime não o festejarmos, foi nisso que me foquei, visto que o tema era o dia de são Valentim, mas havia muito mais para falar. Os temas controversos, como referes, dariam outro post.

      Eliminar

Diz o que te vai na alma