sábado, abril 16, 2016

Boteco das Tertúlias #8 - Férias


Férias (onde vamos, onde queremos ir, o que podemos fazer nas férias, destinos de sonho)







As únicas férias que tenho planeadas este ano são um passeio ao Gerês com a criançada.

Eles olham para mim com aquele ar de " já fomos à Madeira, aos Açores, a Paris, a Madrid, Londres, no ano passado estivémos nos States, e este ano tu e o pai querem levar ao Ge-Rês? O que é que há no Gerês?"  

Exacto. É isso mesmo! Para já é o que está planeado. 

Ok, o Gerês não é o Parque Yosemite, mas pelo que tenho lido é bem bonito e merecedor da nossa deslocação. 

Não sei propriamente o que há para ver no Gerês, e agradeço desde já quaisquer dicas de locais de interesse, sítios para ficar, ou actividades para fazer no verão que os Limoneiros que me seguem tenham para partilhar. No entanto, a expectativa desta viagem tem mais a ver com o convívio familiar do que propriamente pelo sítio para onde vamos.

Lembro-me perfeitamente que quando era pequena todos os anos os meus pais nos levavam, a mim e os meus 3 irmãos, num passeio à terra do meu pai, para visitar os meus avós. Longas e duras horas de viagem de carro, percorrendo quilómetros por estradas nacionais, na época das vindimas (setembro), antes da escola começar.

Lembro-me das nossas cotoveladas no banco de trás por estarmos cheios de sono, lembro-me do chega para lá que estás a ocupar o meu lugarMas também me lembro de pormos o rádio alto e irmos horas a fio a cantar em altos berros, estrada fora. Não sei como os meus pais aguentavam. 

A parte mais chata era quando o meu pai se lembrava de pôr as suas cassetes de Julio Iglesias ou Roberto Carlos. Ainda hoje sei muitas letras de cor graças ao facto de  levarmos com as cassetes do meu pai durante a viagem. A cumplicidade dos nossos olhares (eu e os meus irmãos) de frete ao ouvir aquilo, é impagável.

Lembro-me de pararmos a meio do caminho para descansar e/ou almoçar no POrto, em Braga, de conhecermos novos lugares, e do encontro com a família da terra (avós, tios e primos). 

São memórias de infância incontornáveis. Espero que esta nossa viagem ao Gerês tenha o mesmo efeito nos meus filhos. Espero que haja motivos de risota e cantoria, que se encantem não só com paisagens deslumbrantes mas com histórias para contar no futuro, e que quando forem grandes recordem com saudade este passeio que iremos fazer em família. Quanto mais não seja as memórias dos seus olhares cúmplices por eu e o pai fazermos parte da viagem a ouvir a M80.


Isto também é Limonada da Vida!

O Boteco das Tertúlias é uma colaboração com os blogues Contador de Estorias, Lifes Textures, Espresso and Stroopwafel, e a partir deste mês com a colaboração da  Anas há Muitas.
Vão lá espreitar o Tema das Férias nos seus blogues.







10 comentários:

  1. O Gerês é muito bonito, com as suas quedas de água, as lagoas, a albufeira. O Parque da Peneda-Gerês :) Vão gostar.
    O que eu me ri quando falas das cassetes do Julio Iglesias. Eu sei de cor imensas músicas mas é do Leandro e Leonardo!
    Beijo,
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Tenho a certeza que vão adorar o Gerês e trazer excelentes memórias de lá. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  3. O Gerês é lindo por todo o lado, só verde, natureza, cascatas e regatos por todos os lados, vida selvagem... não há como não gostar!!

    ResponderEliminar
  4. Olha, e uma das minhas viagens na bucket list Portuguesa. Gostava de fazer umas caminhadas por la. Depois conta como foi!

    ResponderEliminar
  5. Fui uma vez ao Gerês. Das paisagens mais deslumbrantes que vi! Com crianças. ..se forem apreciadoras da natureza vão adorar, se forem como os meus filhos vão perguntar se há wireless na serra! :) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! É capaz de ser o caso. Há que contrariar a tendência;-)

      Eliminar

Diz o que te vai na alma