terça-feira, abril 05, 2016

Pelos Caminhos de Portugal #3 - Aveiro e Costa nova

Os feriados do período pascal deram o mote para mais uma Andança da Limonada pelos Caminhos de Portugal, desta vez tendo como destino Aveiro e a Costa Nova, zona centro de Portugal.

Costa Nova e Barra:
A Costa Nova, no concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro,  é uma extensão de terra que fica entre o Atlântico e o Canal de Mira da Ria de Aveiro, e que vai da Praia da Barra à Praia da Vagueira.

O grande chamariz da Costa Nova é sem dúvida as suas casas típicas (às riscas e de várias cores). O difícil é escolher a mais gira. Aqui o pitoresco une-se ao colorido, atraindo turistas de várias nacionalidades, que não resistem a fotografar-se junto às casas.













Outra das grandes atracções da Costa Nova é o extenso areal de praia até à Vagueira, excelente para a prática de desportos náuticos.






O Cais dos pescadores também merecem uma espreitadela.




Os doces tradicionais da Costa Nova, vendidos em diversos quiosques, são a Tripa de chocolate ou ovos moles, e a Bolacha Americana.





Praia da Barra:
A norte da Costa Nova, é aqui que está situado o Farol da Barra, disponível para visitas ao público.









Praia da Vagueira:
Caminhando para Sul da Costa Nova chegamos à Praia da Vagueira.




Apresento-vos a enguia mais sexy do distrito de Aveiro e arredores.




Já na travessia para Aveiro, no Jardim Oudinot, está atracado o Navio-museu de Santo André. Um antigo navio de pesca do bacalhau português, disponível para visita ao seu interior. Uma visita aos costumes e dificuldades de quem vive da pesca, com testemunhos em vídeo de alguns protagonistas. É possível percorrer todo o navio, dos camarotes à casa das máquinas, passando pelo convés onde era congelado o bacalhau em alto-mar.






Visto que o decorrer do dia trouxe consigo a chuva, decidimos recolher-nos no Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus. Um museu com o objectivo de preservar a memória do trabalho no mar, explicar a pesca do bacalhau nos mares da Terra Nostra e Gronelândia, e as fainas da Ria.






O aquário de bacalhaus do MMI é um dos maiores da península ibérica e merece sem dúvida a visita. Bem dita chuva.


O dia seguinte, já com bastante sol, foi dia de conhecer a cidade de Aveiro, não esquecendo o inevitável passeio de moliceiro pelos canais da Ria. Os moliceiros, hoje em dia, são meros barcos de passeio turístico homenageando os moliceiros que antigamente serviam para a apanha do moliço (planta aquática colhida para ser usada na agricultura).





As pinturas ornamentais do moliceiros, que em tempos de Salazar serviam de sátira política, contemplam actualmente motivos religiosos e culturais, mas principalmente a sátira sexual. Segundo explicação do barqueiro que nos acompanhou no passeio de barco, os políticos estão sempre a mudar, obrigando à pintura e ornamentação frequente dos barcos. A sátira sexual tem a grande vantagem de ser intemporal. Gravuras no mínimo divertidas!







O passeio de barco pelos canais inclui a passagem pela chamada Ponte dos Namorados, onde a tradição é os namorados colocarem fitas coloridas em vez de cadeados.





O passeio leva-nos até à antiga fábrica de cerâmica:



Não é só em Lisboa que se circula de Tuk Tuk, em Aveiro também os há.




Igualmente carismático é o passeio de bicicleta, uma vez que a Câmara dispobiliza bicicletas de utilização grátis (BUGA)






As fachadas dos prédios, representativas da arte nova, estão cuidadosamente mantidas.




Aveiro tem a característica particular de ter o shopping ao ar livre ( o Forum Aveiro), o que nos permite um passeio pelas lojas num cenário maravilhoso junto aos canais.


Praça da República:



Destaque ainda para as numerosas igrejas e em particular a Sé de Aveiro.




Parque da Cidade, maravilhoso de descobrir a pé até às portas do estádio do Beira-Mar









Hotel:
A Costa Nova foi o local escolhido para nos fixarmos, tendo a escolha recaído no bem localizado e de preço acessível Hotel Azevedo. Alojamento e pequeno-almoço era tudo o que precisávamos, uma vez que a ideia não era fazer refeições no hotel, mas sim experimentar a gastronomia aveirense nos restaurantes locais.

Restaurantes:
Canastra do Fidalgo (Costa Nova)


 (entradas)

 (Feijoada de Marisco)

 (lista de sobremesas)

 (mesmo o melhor Pão de Ló do Mundo)

(bolo de bolacha)

Restaurante Marisqueira Maré Cheia - Aveiro

 (Sapateira)

(Gambas ao Alho)


Restaurante Ei - O Alemão (Vagueira) experimentem o Monster Burger e a salsicha gigante (com 80cm):



(Monster Burguer e Salsicha Gigante)


Pastelarias e confeitarias com ovos moles de toda a maneira e feitio:






Gastronomia:
Marisco
Enguia
Bacalhau
Ovos Moles (em barricas, ou em hóstia, ou diversos formatos)
Bolacha americana e tripas de ovos moles ou de chocolate (Costa Nova)

Dicas:
- No Museu Marítimo de Ilhavo é possível adquirir o bilhete integrado para o museu e para o navio de Santo André ficando a 6.5€ por adulto, o que sai mais em conta do que o bilhete individual.

- As barricas dos ovos moles são vendidas nas pastelarias com o doce, mas se quiserem apenas adquiri-las como objecto de decoração as lojas de rua também as vendem sem nada, e são bem mais baratas.

- O passeio de moliceiro pode ser adquirido no canal central aos vendedores de várias empresas, cada qual com a sua promoção. Uns oferecem um pacote de sal no fim do passeio, outros oferecem o desconto directo no preço do bilhete desde que adquirido na loja por ele referenciada. É uma questão de escolher o que mais vos convém. O passeio ronda os 7/8€ por pessoa.


Apreciação final:
Para além de pitoresca e extremamente fotogénica, a cidade de Aveiro distingue-se pela boa gastronomia, rica em peixe e marisco, bem como pela rica doçaria, apesar de já não ser tão barato comer em Aveiro como noutras cidades a norte de Lisboa.

Este foi o Passeio da Limonada.
Visitem Aveiro e a Costa Nova, e tragam de lá as vossas próprias experiências.
Boas Andanças!



10 comentários:

  1. Ah, invejo-te o tempo que tiveste para explorar a cidade. Eu apaixonei-me e tive de fugir :D Para a próxima combinamos na mesma altura ara te pagar uma tripa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comi tanto nestes dias, Maria! Agora para castigo ando a malhar no ginásio todos os dias.
      Para a próxima pagas-me a tripa de ovos moles que eu só provei a de chocolate.

      Eliminar
  2. Muito bom. Tenho saudades de Aveiro. ;)

    ResponderEliminar
  3. Olha devemos ter sido as duas únicas famílias de turistas portugueses em Aveiro. Também fomos para lá no fim de semana da Páscoa e aquilo estava apinhado de espanhóis, nunca tal vi! Nós ficamos mesmo em Aveiro numa casinha particular mesmo junto a um dos canais da Ria, pertinho da ponte do laço. Adorei!! Eu tripas não comi (acho um pouco enjoativa), mas comi uma bolacha americana com Nutela que é deliciosa! E montes de ovos moles, como eu adoro aquilo! Foi mesmo um ótimo fim de semana, mesmo com a chuva de sábado. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha, também lá estavas?
      A Maria das Palavras também foi, assim como a Pipocas Mais Doce. Era quase um meeting de bloggers em Aveiro.
      Sim, imensos espanhóis! Adoram aquilo. Nas varandas das casinhas da Costa Nova eram às paletes a tirar fotografias.
      Choveu imenso no sábado, por isso nos recolhemos no museu. E tu por onde andaste ?

      Eliminar
    2. No sábado visitamos o museu da Santa Joana Princesa em Aveiro e à tarde andamos a tirar fotos às casinhas da Costa Nova e visitamos o navio Santo André :) Se não nos encontramos foi por um mero acaso! O mundo é mesmo pequeno :)

      Eliminar
    3. ahahaha! Incrível. Se calhar estivémos juntas no navio e não sabemos :-)

      Eliminar
    4. O museu da santa Joana é giro? Tens algum post sobre o teu passeio?

      Eliminar
    5. Por acaso não fiz post nenhum. O museu de Santa Joana não me deslumbrou, é só um convento convertido em museu, com quadros, estatuetas e assim. Pessoalmente gostei muito mais do navio e gosto muito mais de ver como viviam as pessoas no passado (adoro o Paço dos Duques em Guimarães, por exemplo, não me camso de o visitar). Beijo

      Eliminar

Diz o que te vai na alma