Os piropos já são crime e dão pena de prisão até três anos.
Há uns tempos atrás escrevi isto, em tom irónico a propósito de um vídeo que na altura se tornou viral. Os piropos apresentados no vídeo nada tinham de badalhoco, abusivo ou ofensivo, e na minha opinião não se justificava tanta celeuma.
Esta "nova" lei (parece que já vem de agosto, mas só agora está a vir à baila) não se dirige a quem passa por nós e nos diz "olha que bonita" ou "que bem que ficas de azul", ou "que sorriso".
Já o "fazia-te isto, fazia-te aquilo" (e outros que tais que somos obrigadas a ouvir) é nojento, inadmissível e merece ser punido.
Esta lei salvaguarda o nosso direito de andar na rua sem sermos importunadas com conversas de teor sexual. Não temos de continuar a fingir que não ouvimos, não temos de "comer e calar", para não alimentar mais a conversa.
Agora, para que a lei funcione há que denunciar!
YES! Elogio é bem diferente de piropo. E o piropo é abusivo, ameaçador e diminutivo. Seja para homens, mulheres, ou meios termos. Não interessa!
ResponderEliminarJiji
Não sei se vai haver muitas denúncias. Brandos costumes,enraizamentos culturais... Mas a existência dessa possibilidade é um passo positivo. Que sirva de tento. Na língua.
ResponderEliminarAmén!
Eliminar