segunda-feira, maio 21, 2018

Na fila do supermercado

No supermercado:
Aproximo-me da caixa para pagar três ou quatro coisas com o meu barrigão de 37 semanas de gravidez.
No final da fila estão duas raparigas novas. Peço licença e deixam-me passar.
Á frente está um senhor nos seus 50 anos, vestido de fato e gravata, como que acabado de sair do escritório. Aproximo-me e digo:
- dá-me licença?
Olha para mim, mas continua a tirar as compras do carrinho para cima do tapete.
Repito:
- dá-me licença?
- o que é que quer?!
- quero passar!
- quer passar? Ouça lá, pressa também eu tenho!
- pois, mas eu tenho prioridade e o senhor não.
Ao mesmo tempo que o disse comecei a pousar as minhas compras no tapete à frente das dele.
Olhou-me de cima a baixo, com um ar chocado, com uma expressão incrédula, como se estivesse a ser ultrapassado sem motivo aparente.
Nisto a senhora da caixa começa a passar as minhas compras.
Paguei.
Antes de sair, olhei para ele e perguntei:
- acha mesmo que lhe teria passado à frente só pela arrogância de achar que tenho mais pressa do que o senhor?
Mesmo com a alteração da legislação, com os símbolos de prioridade escarrapachados em todos os locais de atendimento, não entendo como é que ainda há quem olhe para uma grávida e, em vez de oferecer a sua vez, fique chocado por exercermos os nossos direitos, como se de uma afronta se tratasse.
Numa situação destas, estando ainda no início da gravidez e sem grandes dificuldades, provavelmente não teria feito prevalecer os meus direitos. E acredito que haja muita grávida que não esteja para se chatear e acabe por esperar. Já dei por mim a não dizer nada, só para não chatear as pessoas, para não ter de dar o ar de vítima necessitada só porque estou grávida. Já dei por mim constrangida, sem saber como pedir a prioridade a que tenho direito e mereço, pois as pessoas até estão na fila agarradas ao telefone e completamente a leste de quem possa estar na fila. Demasiado ocupados com as suas vidas nas redes sociais para repararem que está uma grávida na fila. Mas já são 37 semanas de gravidez, estava calor, ando mais inchada que nunca, e a maneira como ele olha para mim e me pergunta "o que quer?!", como que diz "tas a chatear-me para quê?" deixou-me virada do avesso.
Grávidas, com muitas ou poucas semanas, façam prevalecer os vossos direitos e não tenham vergonha de pedir licença para passar à frente, mesmo que haja quem não goste de ser ultrapassado e tenha a atitude ridícula de ficar chocado.
E quem diz grávidas, diz os restantes com direito à devida prioridade.
Quanto aos outros, estejam mais atentos quando estiverem num fila, e mais do que estarem à espera que seja a coitadinha da grávida a ter de pedir que a deixem passar (o que por vezes é constrangedor), sejam pessoas decentes e ofereçam o vosso lugar. Essa atitude faz toda a diferença.
#limonadadavida #gravidez #prioridade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma