terça-feira, agosto 26, 2014

Tu também podes passar do "Gosto" à acção!


Desde que regressei de férias que me deparei com um novo "vizinho" aqui na rua. Trabalho num escritório de uma das principais avenidas de Lisboa há 17 anos (quem diria) e nunca vi um pedinte ou sem-abrigo por estas paragens.

Talvez por isso tenha chamado tanto a minha atenção, talvez por isso me perturbe que ele esteja sentado todo o dia nos degraus, roçando a indiferença de quem sobe e desce a avenida. A ausência dos "cartões de deitar" faz-me pensar que não é por ali que dorme. Tudo o que traz consigo de manhã transporta ao fim do dia, o que não é muito, apenas sacos de plástico.

Ao fim de dois dias fui para casa a pensar nele, ali sentado no chão, com roupas demasiado compridas e quentes para a estação em que nos encontramos, mas que provavelmente são tudo o que tem para vestir. Se no dia seguinte ainda lá estivesse, e iria abordá-lo de alguma forma. Há momentos em que temos de passar à acção.

No dia seguinte, quando cheguei, ele não estava nos seus degraus...  senti-me triste por ter perdido a oportunidade de o ajudar, mas feliz por pensar que talvez já não precisasse. Mas isso foi só por uns segundos, depois caí na real e apercebi-me que não é de um dia para o outro que um ser humano nestas condições deixa de precisar de ajuda, apenas muda de poiso, apenas mudam os degraus e os rostos de quem se cruza com ele. Fiquei danada comigo mesma por ter pensado tanto, em vez de agir.

Pela hora do almoço saí para uma pausa de café, e aí sim, lá estava ele. Acompanhada de uma colega, entreguei-lhe mimos em forma de comida. Para meu espanto respondeu-nos com um ar agradecido: "e vocês, não precisam de nada?"  Ganhei o dia!

E assim tem sido. Aquele ser farrusco de rugas queimadas pelo sol, de barba grisalha e gorro tem elegância no trato, tem meiguice na voz, tem olhar sofrido e cansado mas grato e um gesto altruísta. Acredito que tenha um passado bem diferente daquilo que faz história hoje.

E sim filhota, a Miley esteve muito bem antes de ontem na entrega dos VMA´s, apelando à causa dos jovens sem-abrigo de Los Angeles. Não estou cá só para dizer mal. E tu também podes passar do "Gosto" à acção, quando assim o entenderes, quando te sentires preparada. Não precisas ser famosa, não precisas de ter milhões, basta abrires o teu coração! Fá-lo por ti e pelo outro, mas nunca porque é o que os outros fazem.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma