quinta-feira, abril 23, 2015

Diz-me o que lês e eu dir-te-ei quem és

Mais do que o dia em que nasceste (os signos, os astros, os ascendentes e essa traquitana toda) ou o nome que os teus pais te deram, os livros são o que melhor define a tua personalidade.

Não acreditas? Ora percorre lá esta breve lista e descobre-te:

1- gostas de leituras leves, de preferência na praia entre um mergulho e um banho-de-sol. Lês habitualmente os best-sellers de Nicholas Sparks ou Sveva Casati Modignani,  não esquecendo a mítica Margarida Rebelo Pinto. És uma romântica assumida e incontornável, provavelmente casada com o teu namorado de liceu. Isso ou tens pretensões a tia de Cascais e segues as leituras sugeridas pela Caras;

2- lês todos os dias, chegas a ter mais do que um livro à cabeceira e de leitura simultânea. Tanto pegas nas mais recentes abordagens económico-financeiras de Wall Street, como na última edição anotada do Código Civil português. És possívelmente a responsável pelo departamento financeiro de uma multinacional ou tens ambições de lá chegar antes dos 35 anos. És solteira, pois não fazes intenções de abdicar da tua carreira para casar e ter filhos. Tu és a tua prioridade.

3- Sabes Carl Sagan de cor, já leste todos os Harry Potters de JK Rowling. Já viste toda saga Star Wars, e estás em pulgas com o seu regresso. Syfy é a tua onda! És uma miúda porreira, mas aérea e incompreendida. És, foste e sempre serás a croma, a solteirona. Provavelmente tens um gato a quem chamas Luke Skywalker. Tens os pés acentes na terra graças à gravidade, porque tu és o cúmulo da distracção. Não pertences a este tempo, devias regressar ao futuro com a maior brevidade possível.

4- És uma intelectual. Lês os grandes clássicos de Dostoyevsky a Shakespeare, de Samuel Beckett a Oscar Wilde, de Fernando Pessoa a Eça de Queiróz, de Cervantes a Gabriel Garcia Marquez. Não consegues ler um livro sem tomar notas e analisar a obra quanto à sua estrutura e conteúdo. Tens a mania que és perfeccionista, e por isso exiges a mesma perfeição ao teu parceiro. És divorciada. Adoras ler e escrever, pelo que sonhas puder fazer disso vida. Experimentas tudo, vais a todas, nunca desistes. Hás-de morrer tentando.

5- Não lês porra nenhuma, não gostas de ler, não tens tempo para tal. Excepção feita às revistas de cabeleireiro ou, no máximo dos máximos, aqueles livros de motivação e auto-ajuda que toda a gente lê, mas que depois ninguém aplica. Dá muito trabalho.

6- És uma auto-didacta pelo que a tua preferência vai para os livros "How to". How to advertise, how to write a business letter, how to make friends, how to grow vegetables, how to raise an educated child. Na infância a tua mãe nunca te deixou andar sozinha na rua, pelo que hoje és uma pessoa insegura e sem auto-estima, precisas que te digam como fazer tudo e mais alguma coisa, provavelmente até How to procreate.

7- És uma viajante pelo que a tua estante está repleta de guias de viagem da Lonely Planet ou American Express. Estás nem aí para a literatura. Tu queres mesmo é descobrir e aprender in loco. És uma aventureira, sempre pronta para o próximo desafio de mochila às costas, o teu hobby favorito é fotografia, e com um bocadinho de sorte encontras alguém com quem partilhar tais aventuras. Se não acontecer, no stress, a vida tem outras coisas e tu não precisas de outro alguém, que não tu mesma,  para seres feliz;

8- Não te interessas por mais nada a não ser romances policiais. Pena que a Agatha Christie já não esteja cá para ir lançando mais umas novidades, pois na verdade reconheces-lhe a mestria e ainda não encontraste ninguém que te encha as medidas como ela. Gostavas de ter sido polícia ou bombeira, mas foste parar a uma repartição de finanças, sem saber muito bem como. Estás sempre revoltada e de mau-humor, és a única no trabalho que não almoça com os colegas. À noite vês as novelas no sofá enquanto comes tudo o que mais engorda, e no dia seguinte olhas-te no espelho frustrada. No dia seguinte repetes tudo outra vez.

9- Leste a trilogia das 50 Sombras de Grey porque é um tema que te interessa, mas consideras que ficou muito aquém do Emanuelle de Marayat Rollet- Andriane, não só pela quase-ausência de erotismo como pelo papel submisso da mulher. Não, não és uma dona de casa aborrecida. És uma feminista sexista, defensora da afirmação da mulher e apologista do debate da condição feminina. Provavelmente votaste bloco de esquerda nas últimas eleições. Não tens papas na língua, pelo que a tua cara-metade terá se ser alguém muito paciente, apaixonado pelas tuas convicções e que irá permanecer a teu lado até ao fim dos teus dias.

10- Nenhum dos anteriores. Define-te lá tu que eu já esgotei as opções.




18 comentários:

  1. Gostei tanto de ler :D acho que sou uma mistura de 4 e de 7 :P
    Bjs linda :D

    ResponderEliminar
  2. Que post tão giro. O que dirão de mim agora por ter gostado de ler isto?? :D

    ResponderEliminar
  3. Eu sou uma mistura da 1, 2, 4, 7 e 8 ... acho que sou que devo ter alguns transtorno psicológico :P Ou então só gosto de ler estilos muito diferentes ... deve ser isso (espero!) ;)

    ResponderEliminar
  4. Tenho traços de quase tudo, exceto 5 e 7. Tenho um gosto mais ou menos eclético.

    ResponderEliminar
  5. leio teorias da conspiração com a igreja (de dan brown a luis miguel rocha), livros sobre a 2ªGM e a perseguição nazi, tudo o que fale de maçonaria e templários, e claro, montes de blogs :)
    a descrição? :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei, gostei! :D Hoje há passatempo relacionado com os livros lá no blog. ;) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já la vou espreitar! E não te identificas com nenhuma das opções?

      Eliminar
  7. Não. :( Acho que sou um mix de várias. :P Mas lá que está bem visto, está.

    ResponderEliminar
  8. =) Gostei. Sou 2 e sou 4, mas só um bocadinho de cada. Ainda dá para adicionar categorias: os que gostam de livros de imagens, para ler de outra maneira, e os da BD.

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma