sexta-feira, janeiro 25, 2019

A Maria já voltou à escola

Na quarta-feira fui à creche sem a Maria, e ainda bem que fui. Por vezes alguma indignação traz ventos de mudança.

Esta manhã, salvaguardado o período de contágio, a Maria já foi à escola.

Esta manhã, à entrada, estava um papel informando que há um surto de Conjuntivite na creche, tal como eu pedi.

Esta manhã a directora quis falar comigo para me dizer que, para além de implementar uma maior comunicação entre a creche e os pais acerca das doenças existentes, irá ter regras mais apertadas quanto à recepção de crianças doentes na creche, e que para tal iria precisar de uma declaração médica autorizando a presença da minha Maria na escola.

Eu podia ter ficado furiosa, pois se tivessem feito essa exigência aos pais das crianças que tiveram conjuntivite a semana passada, a minha Maria não a teria apanhado.

Mas não fiquei.

Compreendo que num espaço onde entram, saem e permanecem tantas pessoas não é fácil controlar doenças. Compreendo que poderá ter havido algum facilistismo por parte da creche, facilitismo esse que por vezes tanto jeito nos dá a nós pais. Como também compreendo que poderá ter havido da parte dos pais dessas crianças um certo desleixo e o não querer assumir que os seus filhos tinham uma efectivamente uma conjuntivite e não a vista constipada.

O importante é a resposta rápida da creche ao meu apelo, a vontade de mudar e melhorar para bem de todos, mas principalmente para o bem dos bebés que frequentam aquele espaço.

Não tenho dúvidas que a minha filha é lá muito feliz, muito amada e acarinhada.
Ela não fala, mas eu sinto-o.


4 comentários:

  1. Na antiga creche do filho era sempre assim, se faltasse mais de 3 dias, tinha que ter declaração médica, mas era um pouco ambígua a regra, porque se fosse sexta, podia entrar só na quarta e não era preciso papel!! Mas do mal o menos porque algum control existia!

    ResponderEliminar
  2. Na creche do meu mais velho tb era assim mas é igual a zero. Por exemplo quando eu ia ao pediatra porque o meu filho estava doente, o médico (e todos faziam isto) passavam a minha baixa e em simultâneo a declaração e como ele podia ir à creche dentro de 2 ou 3 dias conforme o que tivesse. Não o voltavam a ver.. Houve alturas em que provavelmente deveria ter continuado em casa mas foi à creche e levou a declaração...

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma