quinta-feira, março 17, 2016

Lá vai ela toda Lampeira (parteII)

Vestido - Check
Sapatos de salto alto -Check
Cabeleireiro- Check
Depilação- Check
Manicure- Check
Pedicure- Check


A Smartieteen lá foi outra vez para um Passeio Cultural organizado pela escola. Três dias com direito a jantar de gala e tudo. Finesse!

E uma mãe fica aqui de coração apertadinho!  Já no ano passado foi isto.  Gosto muito que ela vá, mas fico mortinha para que chegue!

Nem publica umas fotos no Facebook ou no Instragram, nem nada para uma pessoa ir matando saudades... Ela vai gozar-me tanto quando ler isto!


quarta-feira, março 16, 2016

Boteco das Tertúlias #7 - Natureza e alterações climáticas

No passado dia 29 de fevereiro,  na cerimónica dos óscares, Leonardo diCaprio deu o mote para o tema no Boteco deste mês- Natureza e alterações climáticas.

Mais uma vez o actor demonstrou que não é apenas mais uma carinha laroca de Hollywood, e preencheu grande parte do seu momento de glória com o apelo às causas humanitárias e ambientais.

Mais importante que o discurso dos óscares, é seu enorme contributo e luta persistente. Não, o discurso não foi só show-off. Para além de ter narrado e coproduzido o documentário "the 11th hour", o actor tem por hábito doar quantias consideráveis a variadas associações ambientalistas. A própria Leonardo diCaprio Foundation tem trabalhado arduamente pela defesa das causas ambientais como a preservação forestal e dos oceanos ou apostando nas energias renováveis.

Basta perder uns curtos minutos na sua página de facebook para verificar que a maior parte das suas publicações se referem exactamente a este tema.

Uma das publicações mais recentes de DiCaprio no seu facebook é relativa ao assassinato da activista hondurenha, Berta Cáceres. A defensora dos direitos humanos e do ambiente, premiada em 2015 com a mais alta distinção na área da protecção ambiental, o prémio Goldman Environmental, foi morta recentemente dentro da sua própria casa. A mais recente luta de Berta era contra o projecto eléctrico de Agua Zarca, e talvez por se tratar na pedra no sapato de alguns, o pior aconteceu.

Parece coisa de filmes, verdade? Mas infelizmente não é. Enquanto os poderes político e económico falarem mais alto do que as vozes de quem defende a qualidade do nosso meio ambiente e o bem-estar das gerações futuras, algo de muito errado se passa neste mundo.

E todos temos um papel nesta história.

Como ajudar? 
Por vezes coisas tão simples como reciclarmos o lixo ou controlamos o desperdício de água nas nossas próprias casas, é já um enorme contributo. Mas é preciso mais.

1- O primeiro passo terá que ver com a nossa consciencialização de que o planeta precisa efectivamente da nossa ajuda.
2- Estar a par de associações e iniciativas que apoiam e contribuem para a causa ambiental, seguindo páginas que cujo tema é o ambiente como a Verde Movimento ou a Greenpeace Portugal.
3- Participar nessas iniciativas, e dentro do que nos for possível contribuir para essas causas.
4- Depois há que passar essa consciencialização para os nossos filhos, amigos e familiares.

Pequenos gestos fazem diferenças à escala mundial! Por isso, sugiro que participem na próxima Hora do Planeta, no dia 19 de Março pelas 21.30 no Parque Eduardo VII, com as presenças de Sara Tavares e Carminho.





Só a título de curiosidade, eis uma lista de algumas celebridades que têm uma voz e uma atitude pelo ambiente e pelo nosso planeta.

Para lerem os restantes textos desta Tertúlia vão aqui, aqui e aqui.


sexta-feira, março 11, 2016

Toda a gente sabe!

De manhã acordo e ele não está na cama:
- Então, que te aconteceu para vires dormir para o sofá?
- Estava cheio de tosse e dores de garganta, não me sentia bem, não estava a conseguir dormir e precisava de tomar alguma coisa.
- E o que tomaste?
- Gelado.

Toda a gente sabe que gelado faz bem à tosse e à dor de garganta!
#geladoéomelhorremédio


quarta-feira, março 09, 2016

Ainda o Dia da Mulher!


Ontem foi Dia da Mulher não foi?
Para algumas de nós, talvez...

Para quem não entende por que razão se assinala esta data, acho que vale a pena dar uma olhadela neste artigo.


Infelizmente, a necessidade do Dia da Mulher não se esgota no dilema de quem faz o jantar lá em casa!




terça-feira, março 08, 2016

Gosto da minha Lisboa assim!




Várias foram as tardes que passei pelas ruas de Lisboa e me angustiava o seu abandono. Passeios sem rumo, sem destino e sem nada para fazer. Um bêbado aqui, um pedinte acolá. Ruas sem azáfama, lojas fechadas. O passeio preferido dos lisboetas era o shopping. O pequeno comércio no centro de Lisboa corria sérios riscos de fechar portas de vez. O Rossio ao Deus Dará.

Quando viajava e conhecia outras capitais europeias, ao verificar as ruas movimentadas, alegres, cidades cosmopolitas e com vida, lembro-me de pensar  "mas por que razão é que a minha Lisboa é tão triste, tão solitária? Por que razão é que, tirando o Algarve, ninguém nos visita? Temos história, cultura, gastronomia, um clima excelente, somos um povo hospitaleiro, uma situação política estável, temos preços relativamente baratos em comparação com o nível de vida no resto da Europa, o que nos falta?"

Faltava o mundo descobrir-nos. O que é que as Ramblas de Barcelona têm mais do que a nossa Avenida de Liberdade? Gente, muita gente a circular! As cidades são movimento, são as pessoas que as habitam e quem as visita. 

De há uns anos para cá, Lisboa está a dar que falar nas bocas do mundo e já anda a dar cartas no que ao turismo diz respeito. Hoje em dia, Lisboa tem vida e convida ao passeio e à descoberta. 

O Terreiro do Paço já não é aquele antro de pasmaceira, morada de antigos ministérios. O Terreiro do Paço está cheio de gente, o comércio está aberto, há artistas de rua a ganharem o seu ganha-pão enquanto animam as ruas, e gente, muita gente! Há cruzeiros a chegar, Tuks Tuks a circular, cafés cheios, esplanadas repletas de livros, iphones e selfies porque os dias de sol nos deslumbram. Há filas na entrada para os museus e igrejas onde antigamente ninguém ia, portugueses e estrangeiros de mochila às costas e câmara fotográfica na mão. Há gente que quer saber mais sobre os recantos desta cidade, que procura terraços e varandas de onde fotografar o Tejo.

Gosto da minha cidade assim: Uma cidade fotografada, visitada, partilhada, que respira, que tem um ritmo cardíaco. A minha cidade não é mais uma cidade-fantasma, onde os passeios de fim-de-semana se limitavam a restaurantes e shoppings. A energia vibrante que encontrei em Madrid ou Barcelona, em Londres ou Paris, e que tanto me desgostava não encontrar na minha cidade, finalmente sinto-a em Lisboa.

Gosto que os estrangeiros comprem imitações da Torre de Belém e dos Mosteiros dos Jerónimos, assim como eu comprei uma Torre Eiffel quando fui a Paris, uma Estátua da Liberdade quando estive em Nova York, ou um Big Ben quando passei por Londres.

Gosto que os estrangeiros circulem pelas nossas ruas de Tuk tuk. Quem já esteve na Tailândia e descobriu Bangkok pelas mãos de um Tuk Tuk sabe do que estou a falar. 


O Jamaica, o Tokyo e o Europa vão fechar no dia 14 de Abril! E então? 








sábado, março 05, 2016

DESMANCHA-PRAZERES


Dia de Derby (SCPXSLB) , ele vai buscar o seu blusão de ganga da sorte!


- Tem mais de 20 anos este blusão! E ainda me serve. Não fazes ideia o número de jogos que este blusão já viu. Vou levá-lo hoje à noite. Daqui a uns anos dou-o ao meu filho. 


-Amor, o miúdo é do Benfica!


‪#‎desmanchaprazeres‬
‪#‎fechaabocamulher‬
‪#‎Slbforever‬

terça-feira, março 01, 2016

Cenas que me lembro #9


Sabem aqueles anúncios de detergentes em que as crianças se sujam e as mães sorriem?

Os putos rebolam na relva, "splasham" na lama, riscam-se todos com canetas de feltro, mandam molho de tomate para a camisa branca da mãe, e a mãe .... sorri! Sorri!

Na vida real não é bem assim, pois não? É que eu acabei de dar dois berros ao meu.