Não gosto de dietas! Só de me mentalizar que tenho de fazer dieta já ando deprimida.
Desde há uns anos a esta parte, consultei uma nutricionista que me ensinou a comer. Passei a aplicar as suas regras, mudei os hábitos no meu dia-a-dia, em vez de fazer dieta durante 2 ou 3 meses. Mudar os hábito, para além de fazer melhor à saude, evita que tenha grandes oscilações de peso e que tenha necessidade de grandes dietas, excepto quando me porto mal.
Partilho aqui algumas dessas dicas!
Posso dizer-vos que desde que fui à nutricionista o meu
pequeno-almoço normalmente é sopa.
Sim, S-O-P-A! Se é boa à noite, também o é de manhã, acreditem.
Ao pequeno-almoço como sopa ou ovos mexidos, estrelados, cozidos...
Há muito que deixei de beber leite. Lacticínios só queijo (de cabra ou ovelha) ou iogurtes.
Recentemente introduzi uma sugestão feita pelo meu Timteen, que finalmente aos 15 anos lá descobriu que o pai tinha razão quando lhe dizia para não se encher de coca-cola ou para não por açúcar nos morangos. A sua sugestão são panquecas feitas só com ovo (mais clara do que gemas) e aveia. Por vezes, acrescento sementes de girassol e linhaça previamente trituradas. As sementes têm de ser trituradas, caso contrário o nosso organismo não absorve os nutrientes. Não somos canários, certo? Depois de feitas as panquecas, acrescento fruta (morangos, kiwi, banana) e uns pozinhos de canela.
No intervalo das refeições, ou como fruta (de preferência as de menor índice glicémico) ou frutos secos (nozes, cajus, avelãs, amêndoas). E água, muita água!
Almoço?
Hidratos de carbono só até à hora do almoço (ao jantar não) e só nos dias em que vou treinar. Nesses dias em que como hidratos ao almoço, dou preferência ao arroz ou massa integrais ou à batata doce.
Nada de refrigerantes. O melhor que se pode beber nesta vida é água, muita água, antes e depois do treino, ao acordar com umas gotas de limão, durante o dia com sementes de chia, ou simples.
Olhá Marmita!
Já há muito que a moda pegou aqui para os meus lados. Desde que passei a frequentar o ginásio com regularidade (há cerca de 12 anos) que trago marmita de casa.
Vejam o exemplo de hoje, em que não fui treinar:
Salada à Limonada!
O que leva? Mais fácil que isto não há:
Alface, tomate, miolo de camarão cozido, ovo cozido, fiambre de perú, queijo brie, pêra abacate, nozes, tudo temperado apenas com iogurte de coco Activia. Nada de sal, nem outros temperos.
Obviamente que esta história da marmita requer alguma
organização e trabalho de véspera, mas torna as refeições mais rápidas, baratas e muito mais saudáveis do que comer fora. Prefiro guardar esses caprichos para o fim-de-semana e para o tão-falado
"Dia do Lixo" semanal. Afinal, sem quebrar regras de vez em quando, a vida não teria sabor nenhum!
E a organização por vezes basta que seja semanal e não diária. Por exemplo:
- os ovos cozidos (pré-treino ou para o intervalo das refeições) cozo-os para toda a semana, não me dou ao trabalho de cozer um ovo todos os dias.
-As panquecas podem ser feitas para vários dias da semana.
- No Domingo, fiz um tabuleiro de barras de cereais que dão para toda a semana. Aqui têm o
vídeo onde me inspirei para as fazer.
- o arroz integral, que demora 45 minutos a cozinhar, faço em grandes quantidades para várias refeições.
Ao jantar como de tudo, mas sempre acompanhado de salada ou legumes. Nada de hidratos! Não me privo de comer bifes, costoletas, entrecosto, rolo de carne, etc ou de um bom peixe, mas tudo com salada de legumes.
Se no final do dia me apetecer um doce, há sempre as tabeletes de chocolate com 85% de cacau. Nada melhor do que um quadrado de chocolate para tirar aquele apetite de algo doce, sem ser preciso mandarmo-nos a uma lata inteira de leite condensado ou caixa inteira de gelados.
E perguntam vocês: então e a Limonada não bebe limonada?
Bebe! Dois limõezitos triturados na Bimby com umas colheritas de
Xilitol. Para quem não sabe o que é, vejam aqui no site da
My Protein.
E a Limonada cozinha com manteiga ou azeite?
Manteiga nunca. Uso azeite, mas dou preferência ao
óleo de coco,
aqui para quem não conhece os benefícios.
Vamos falar de pão?
É das coisas que mais me custa abdicar, pois adoro pão. Sempre que me apetece, dou preferência ao integral, pão escuro ou alemão. É caro, mas visto que não como todos os dias, dá para o estrago.
Preciso de vos dizer novamente para beberem muita água? Preciso, pois também o tenho de dizer a mim mesma. Principalmente no inverno, tenho imensa dificuldade em beber litradas de água no inverno. Mas que faz bem, faz!
São estes alguns dos hábitos que introduzi e que para mim têm feito diferença. Nem sempre os cumpro, é verdade. As épocas festivas, os jantares com amigos, os petiscos em casa, os desejos de francesinha, arroz de cabidela ou sandes de presunto com queijo da serra são exemplos de tentações à quais muitas vezes não resisto e que estragam este esquema, mas que esses momentos sejam a excepção e não a regra. É muito mais fácil recuperar de um estrago semanal do que de maus hábitos frequentes.
Ah, é verdade! É muito importante que a pessoa que vive connosco partilhe desta vivência, caso contrário torna-se muito difícil, para não dizer impossível, manter esta regularidade. E nisso tenho uma sorte danada, mais do que alinhar, é o Limoneiro quem muitas vezes incentiva.
Comer saudável está na moda, por isso se quiserem experimentar estas dicas e mudar os vossos hábitos alimentares para toda a vida ( em vez de fazer dieta), partilhem as vossas opiniões quando começarem a notar diferenças. Para quem já o faz, partilhem o que vos fizer sentido dizer sobre o assunto.
#operacaobikini2016
#cuidadeti
#comersaudável