quinta-feira, fevereiro 23, 2017

Ansiedades de um adolescente

Timteen para o pai:
- Pai, arranjas-me uma tenda?
- Para quê? Vais acampar no quarto?
- No quarto?
- Sim. Não me lembro de me teres pedido para acampar noutro lado. Se queres uma tenda só se for para acampar no teu quarto. 
- era para ir com os colegas ao Sumol Summer Fest...
Estes dois matam-me!
#adolescencia #sumolsummerfest #serpai

terça-feira, fevereiro 21, 2017

Boteco das Tertúlias .... #16





Cá estou eu sogadito no meu canto, sempre no mesmo sítio, junto ao Eucalipto José e a Pedra Maria, o Lago Jeremias em frente, e lá ao fundo a janela da D. Cidália. Que vida rotineira, a minha e a dela. Eu não vejo outras bandas porque estou preso ao chão, porque o meu trabalho é servir de assento, mas aquela pobre alma, a D. Cidália, bem que podia escolher outra vida. Ou talvez não. Diz que sempre foi feliz nestas paragens. E quando se é feliz, para quê mudar? Para quê mexer no que já está perfeito? 

Já lhe servi de assento várias vezes. Ainda me lembro quando a D. Cidália e o Sr. Manuel eram dois jovens pombinhos, há muitos muitos anos. Que coisa bonita! Promessas de amor e fidelidade... Parece que ainda os estou a ouvir:

“És a mulher da minha vida, Cidália! Já viste que estamos casados faz hoje 1 mês, 2 semanas, 3 dias, 1 hora e 25 minutos. Vamos amar-nos para toda a vida, não vamos? 
e respondeu ela:
Que me dizes a gravarmos os nossos nomes neste banco de jardim e eternizar esta paixão? Quando formos velhinhos, voltamos cá com os nossos filhos e netos e relembraremos este momento com o mesmo amor.

Nessa mesma tarde, a D. Cidália fez bolo de cenoura para cevar o seu Manel. Estava bom, tenho a certeza, cheirava a manteiga batida com açúcar e ovo. Ele foi colher azedas e papoilas para lhe colorir a cozinha. Ela chamou-o "vem para dentro que está a arrefecer e vem aí geada!", deu-lhe a provar a massa do bolo, ainda por cozer, com a ponta do dedo, fechou a janela e entregou-se ao amor.

Essa noite deu frutos. Frutos que hoje brincam à volta aqui do Banco Francisco, que se empoleiram no Eucalipto José e fazem amonas uns aos outros no Lago Jeremias durante as férias de verão.

A D. Cidália é feliz aqui bem. E no fundo, no fundo eu também.







Este texto faz parte da colaboração da Limonada da Vida com o projecto Boteco das Tertúlias.
Um debate de ideias mensal na companhia 
das estimadas Lifes Textures e Contador d'estorias)


quarta-feira, fevereiro 08, 2017

Descobri algures na net...

Descobri algures na net uma receita que, ingerida ao deitar, alegadamente nos alivia de todos os estraganços ingeridos durante o dia.

Diz que é assim:
1 limão
1 punhado de salsa
1 pau de canela ou 1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sopa de farinha de linhaça
100 ml de kefir ( ou iogurte natural)
Vai tudo à liquidificadora e bebe-se o sumo.

Entre outras coisas, parece que purifica o sangue, reduz a retenção de líquidos, tem propriedades anti-inflamatórias, combate o stress e a ansiedade, etc, etc,etc.

Deus me livre! Fiz mal a alguém?!

#notinthislifetime #limonadadavida

Sou uma Fofuxa


Duas amigas da minha Smartieteen ofereceram-lhe, no dia do seu aniversário, um frasco cheio de papelinhos coloridos com as "Razões Pelas Quais Gostamos de Ti".

Que ideia fantástica! Todos os dias de manhã, a Smartieteen retira religiosamente um papelinho do frasco, para começar bem o dia. Apesar de já ter feito anos há mais de um mês, todos os dias recebe um presente novo.

Ao pequeno -almoço a Smartieteen partilha comigo.
- Mãe, sabes o que o papelinho de hoje dizia:

"A tua mãe é uma fofuxa"!

Babei!
#limonadadavida #derreti #sermae #ganheiodia #smartieteen

terça-feira, fevereiro 07, 2017

Timteen no seu melhor

Timteen: amanhã vou ter teste de português, e vai sair o "Amor de Perdição". Sabias que, da turma toda, fui o único que leu o livro?!
Eu: a sério? Os teus colegas não pegaram no livro?  Mas eu não te tenho visto a ler livro nenhum. Leste o livro todo ou só alguns capítulos? 
Timteen: mais ninguém leu, mas eu li 7 capítulos, vê tu bem!
Eu: 7 capítulos ... de quantos ao todo?!
Timteen: de 20.
Eu: de 20? Leste 7 capítulos de 20?! E achas que isso é muito? Isso nem metade é! 
Timteen: ah, e li a conclusão também. A conclusão é uma parte muito importante.

O que é que eu faço a este miúdo? Digam-me!
Nem sei porque razão se deram ao trabalho de  retirar o "Nosso Reino" de Valter Hugo Mãe do Plano Nacional de Leitura. Os putos não leem nada daquilo mesmo! 
#adolescencia #timteen #sermae #livrodadiscordia #nossoreino #valterhugomae #limonadadavida

sexta-feira, fevereiro 03, 2017

Hoje no ginásio foi dia de Bitches

Hoje no ginásio foi dia de Bitches.
Sabem aquelas ladies que são cabras umas para as outras só porque sim? Essas mesmo!
A aula de step, a qual já frequento há uns 12/13 anos, é um step de nível avançado. Não é qualquer um que chega áquela aula e apanha a coreografia à primeira.
Sempre que há alunos novos, sabemos à partida que vai ser uma aula mais calma, com os passos básicos, para que a pessoa se ambiente.
Há aqueles que entram na aula para humildemente irem tentando apanhar os passos, e só lá para o fim de três ou quatro aulinhas é que começam a acompanhar o ritmo, falando com o prof, trocando ideias com as que já lá estão há mais tempo, etc. E o ambiente é um espectáculo!
Depois há aqueles pé-de-chumbo, sem ritmo, sem ouvido, que não apanham aquilo nem hoje, nem amanhã, not ever, e que quando se apercebem disso, capacitam-se que definitivamente não foram feitos para aquilo, e partem à procura doutro tipo de aula. Sad but true. Não nascemos todos para o mesmo.
E por último, last but not least, há as Bitches, aves raras metidas à besta, que se colocam na primeira fila da aula, sem saberem muito bem o que vão ali fazer, que reclamam que a música está muito alta e que o professor faz aquilo muito rápido, e que assim não dá. E o pior de tudo, é que quando são corrigidas ainda levam a mal, mesmo que seja o professor a corrigir.
Hoje foi dia de Bitches! As Bitches estiveram a combinar no balneário que iriam ao step, quanto mais não fosse para estragar a aula às restantes. E lá apareceram com uma grande cara de pau, na expectativa de que com a sua presença, o prof abrandasse o ritmo, estragando-nos a aula. Já não era a primeira vez que o faziam, e aquilo estava-lhes a dar um gozo tremendo.
Uma das colegas com uns aninhos disto, vendo que as ladies andavam aos papéis, na sua ingenuidade tentou ajudar, como fazemos sempre, dizendo-lhe "olha, experimenta fazer assim que é mais fácil". Tudo o que recebeu foi ar de desdém e um virar de costas. Parece coisa de miúdos pequenos, mas na verdade estamos a falar de mulheres feitas, caramba!
Ora para sacana, sacana e meio. Bitches, vocês não sabem o que vos espera. Se bem conheço o nosso Mister, da próxima vez que se dignem a aparecer, a aula vai ser a bombar, a queimar, a rasgar. É para partir tudo.
Vocês estão fritas, Bitches. E eu vou ter uma aula do catano!
A não perder os próximos capítulos!

#ginasio #bitcheswillbebitches #hatersgonnahate #gonçalettes

quinta-feira, fevereiro 02, 2017

Lição de Vida - Eu prefiro viver

Ontem tive mais uma aula fabulosa de step, mas estava naqueles dias em que só levantar os braços para me vestir era uma tarefa herculiana.
Olho para o lado e vejo uma colega de ginásio, com os seus 60 anos, a secar o cabelo e com uma energia vibrante.
Perguntei-lhe:
"- Ó M..., mas afinal que idade é que você tem?
- Riu-se e respondeu "Fiz 69 anos no dia 2 de Dezembro, porquê?"
- Porque eu quero ser como você quando for grande. Você vai a todas, alinha em tudo. Já tinha idade para andar assim numas aulas mais calminhas estilo Yoga, e anda aqui no Step Coreografado (nível avançado), anda no Zumba, faz aulas inclusivamente ao fim-de-semana, e tudo com um sorriso nos lábios! Onde é que você vai buscar toda essa vontade?
- Tudo depende da forma como olhamos para a vida. Desde que eu vá tendo saúde, faço tudo. Em vez de olhar para os desafios com angústia, fico com vontade de resolver as coisas. Já passei por muito. Por exemplo, no tempo do 25 de Abril, andava o meu pai deprimido sem saber como fugir aos comunistas e salvar o seu negócio, e a mim toda aquela pressão dava-me uma adrenalina enorme. Os desafios dão-me pica. Há pessoas que mesmo com 20 anos olham para tudo na vida como uma desgraça.
Eu prefiro viver."

Fica a dica, Limoneiros!
Have a nice day

#LimonadaDaVida #haveaniceday #live #lifeisbeautiful #prefiroviver

quarta-feira, fevereiro 01, 2017

Dizer Palavrões

O Limoneiro não gosta que eu diga asneiras. Passa a vida a chamar-me à atenção sempre que me sai um vernáculo daqueles.

Mas eu sou uma lady, e como tal, sei quando e onde as posso dizer!

Já lhe expliquei que por vezes é por mero alívio, como por exemplo, quando espeto com o dedo mindinho do pé no móvel lá de casa.

Já lhe expliquei que às vezes tem mesmo de ser, para aliviar o stress: quando a pê-u-tê-a da impressora avaria a 5 minutos da reunião com o chefe, perante algumas selvajarias a que assistimos no trânsito, quando o Benfica perde com o Moreiriense, etc. Toda a gente sabe que dizer palavrões ajuda a lidar melhor com as emoções e a gerir a dor.

Já lhe tentei dizer que são influências minhotas da minha avó paterna. Aquela que infelizmente eu só via uma vez por ano, quando íamos de visita à terra dos meus avós no final do verão, no tempo das vindimas. Não passava muito tempo com ela, mas o meu pai diz que eu sou cara-chapada da minha avó e isso, parecendo que não, influencia uma pessoa.

Para além disso, um estudo feito por psicólogos americanos revela que um vocabulário rico em palavrões é um indicador de inteligência e habilidade verbal. E ele lá ia casar com alguém que fosse menos do que isso?!

#limoneiro #dizerasneiras #palavroes #casamento