terça-feira, junho 05, 2018

Uma princesa não fuma

O anúncio choca, mas é esse o propósito, bolas! E mesmo assim não sei se atingirá os seus objectivos primários: que um fumador compulsivo deixe de fumar ou que uma criança curiosa deixe de experimentar. 
O anúncio aponta o dedo a uma mãe que, apesar de amar muito a sua princesa, aparentemente o amor que lhe tem não é suficiente para que deixe de fumar e o vício ganha a esse amor. 
Se o anúncio discrimina as mulheres? Não o senti como tal quando o vi pela primeira vez, mas compreendo a questão levantada pela deputada socialista Isabel Moreira.
Também já fui fumadora, apesar de ser daquelas que só fumava 2 a 3 cigarros por dia depois do café, mas confesso que nunca fumei em frente aos meus pais e sempre me incomodou fumar à frente dos miúdos. Sempre senti que estava a fazer algo que não queria que eles fizessem. Mas como proibir ou recriminar se eles me viam a fazê-lo?
Eu sempre achei altamente hipócrita o lema "faz o que eu digo, não faças o que eu faço"!
A verdade é que eles nos imitam, nós somos o exemplo, nós somos a referência.
Mas quando digo nós, não me refiro só às mães. Digo mães e pais. E por isso acho que esta campanha necessita da versão masculina.
Em vez de se apelar a que o Ministério da Saúde retire o anúncio, façam lá um anúncio com um pai com a mesma intenção acusadora, para equilibrar as coisas. Pode ser que o povo se reveja nas duas versões, porque nesta de facto os pais (homens) podem achar que só as mães é que têm de dar o exemplo.
E depois façam um para quem não tem filhos. E assim sucessivamente.
Façam lá isso, Ok?
Sim, porque fumar é uma merda.
#campanhaantitabaco #sns #limonadadavida #sermae #serpai




Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma