quarta-feira, março 20, 2019

Fazer dieta sem ter de deixar de comer? Sim, é possível.

A minha Maria Limão já fez 9 meses no dia 13 de Março! Parece impossível. Mas mais impossível parece que nessa mesma data eu ainda não tenha baixado dos mesmos 60 quilos que tinha quando ela nasceu. Mesmo treinando, pelo menos, 3 vezes por semana.

Decidi que tinha de fazer alguma coisa. Fechar a boca? Deixar de comer? Gosto demasiado de comer para deixar de o fazer. É um sacrifício monstruoso para mim.

Ora, sem entrar em desesperos e dietas detox malucas, mas com o desejo de reaver o meu corpo com a maior brevidade possível e para voltar a caber nas minhas roupinhas de verão decidi fazer algo mais coerente.

E nestas coisas, ter um filho que anda na Faculdade de Motricidade Humana e que já começa a perceber umas coisinhas de nutrição, dá um jeito do caraças.

O Timteen sugeriu-me que fizesse uma coisa tão simples quanto contar calorias. Contar calorias e descobrir quantas calorias o meu metabolismo pode ingerir diariamente, tendo em atenção todos os nutrientes que preciso e tendo em consideração os dias em que faço exercício. No fundo, descobrir qual o meu limite.

Para tal sugeriu-me a aplicação de telemóvel MyFitnessPal que me ajuda a lançar os alimentos que consumo diariamente e a medir não só as calorias de cada alimento, mas dando-me igualmente uma noção dos nutrientes (vitaminas, fibras, gorduras, cálcio, etc) e dos macros (carboidratos, gorduras e proteínas). Ajuda-me a perceber se estou em falta em Vitamina A ou C, em cálcio ou ferro, por exemplo.

E as contas são facílimas de fazer. Se só devo ingerir 1400 calorias por dia para perder peso, é somar as calorias de tudo o que foi consumido durante o dia e subtrair as calorias queimadas em exercicio físico. Se sobrarem calorias perco peso, se consumir as mesmas calorias do meu limite vou empatar, se ingerir mais calorias do que aquelas que devo não há milagres, bolas!

Mais importante do que nos ajudar a perder peso, este método tem-me ajudado a olhar para os alimentos de outra forma. Lemos e ouvimos dizer por aí que a fruta e os frutos secos são o melhor para se comer entre refeições, mas têm noção que o miolo de noz é estupidamente calórico?

100g de miolo de noz tem 650calorias e 65gramas de gordura, é absolutamente proibitivo para quem está a pensar perder peso. Vale mais comer uma clementina que em 100 gramas tem apenas 47 calorias e 0.2gramas de gordura. Por isso, quando almoçarem uma saladinha e acharem que estão a fazer dieta , lembrem-se que se ela estiver cheia de nozes não é assim tão dietético. Obviamente que há-de ser melhor do que almoçar um cozido à portuguesa, certo?
 
Nada contra quem gosta de fazer um reset ao organismo e alinhar nuns diazitos a sobreviver à base de sumos detox e chazinho, mas eu gosto demasiado de comer e não quero deixar de o fazer. Antes prefiro saber o que estou a comer e fazê-lo de forma consciente.

Já consegui perceber que o prato de sopa de feijão que tomo habitualmente ao pequeno-almoço tem 282 calorias (sim, eu como sopa ao pequeno-almoço). Nada mau, mas duas tostas integrais com queijo fresco, duas colheres de doce de morango sem açúcar e um café nespresso têm apenas 156. Uma fatia de pão torrado com manteiga tem 210. É fazer as contas!

Ontem o jantar foi Caril de Frango (cerca de 320 calorias), ora como já só podia ingerir cerca de 500 calorias ao jantar, optei por fazer arroz de acompanhamento para a família, e couve-flor cozida e brócolos para mim. Para terem uma noção, 5 ramos de couve-flor têm cerca de 57 calorias, 100gramas de arroz agulha tem 346 calorias. Optei por alterar o acompanhamento, mas não deixei de comer o meu delicioso caril do qual gosto tanto.

Se é chato andar a pesar comida e contar calorias? É!  Mas:
Primeiro, ninguém sonhe começar a fazer dieta e ser uma maravilha. Não é, ninguém gosta. É preciso muita determinação, foco e paciência.

Segundo, aprendendo aquilo que nos faz bem e que não nos faz tão bem, no futuro iremos comer com consciência daquilo que estamos a fazer e dentro em breve não será necessário quantificar 100gramas de morangos para saber que nos fazem engordar menos que uma banana. 100gramas de morangos têm 30 calorias, uma banana média tem 105. A escolha é óbvia em termos de calorias.

No entanto, a banana tem potássio, fibras e proteínas em quantidades que o morango não tem. E o morango tem Vitamina C em quantidades que a banana não tem. E é nisso que a aplicação MyFitnessPal ajuda: a ver os nutrientes que temos em falta e os que já estamos a ingerir em excesso, todos os dias. Ou seja, o truque não é comer morangos todos os dias só porque engordam menos, o truque é ler os resultados e ir fazendo refeições de acordo com aquilo que o nosso corpo precisa. Tudo o que está em excesso ou em falta é negativo. É ou não é uma grande ajuda?

Comecei na 5ª feira passada, dia 14 de Março, hoje é 4ª dia 20 e quando me pesei esta manhã pesava 59.2. É quase um quilo em menos de uma semana. Pelas contas da aplicação, a continuar assim em 5 semanas (um mês e uma semana) pesarei cerca de 57 quilos, menos 3 quilos do que quando comecei.

Bem sei que não vai ser assim tão linear. Uma pessoa chega ao fim-de-semana e quer beber umas bejecas com os amigos, ou fazer um lanche com os miúdos na pastelaria, ou provar os gelados da gelataria que abriu recentemente perto de casa, e lá se vai a dieta! Ou talvez não.

No fim-de-semana passado, por exemplo,  fomos aos croissants do Careca. Sabendo da asneira que fiz ao lanche, o meu jantar nesse dia foi um prato de sopa. São escolhas! Mas pelo menos são escolhas conscientes e tendo a clara noção do que ando a comer, sem ter de deixar de comer.

Para além de tudo isto, a aplicação tem a possibilidade como em qualquer rede social, de ter amigos e partilharmos a nossa experiência. Segundo a própria aplicação, as pessoas que adicionam amigos na aplicação perdem 2.3 vezes mais peso, pelo apoio e incentivos que recebem, pelos conselhos e dicas de pessoas em quem confiam, e porque fazer estas coisas com companhia se torna muito mais divertido.

Bora lá perder peso sem deixar de comer?




Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma