sexta-feira, março 08, 2019

O Dia da Mulher não é suposto ser para o marido HOJE nos fazer o jantar

Esta manhã ele levantou-se às 7.30 da manhã para ir levar a  Smartieteen à escola. Voltou a ser uma noite complicada para mim. A Maria Limão anda cheia de tosse e acordou mais uma vez de madrugada para comer.

Quando voltou a casa, vendo que a noite não tinha sido fácil para mim, disse-me para ficar mais um bocadinho na cama e aproveitar para descansar que ele ficaria com a Maria, que entretanto já tinha acordado.

Eu estava vontade de dormir até ao meio-dia se me deixassem, mas disse-lhe que era preciso mudar a fralda da noite à Maria, fazer-lhe aerossóis com água do mar e dar-lhe biberon,  e que por isso seria melhor eu levantar-me, ao que ele insistiu.
- "deixa-te estar que eu trato disso".

Esta manhã ele mudou-lhe a fralda, fez-lhe os aerossóis, deu-lhe o biberon da manhã e eu descansei mais um pouco.

Quando me levantei e enquanto me arranjava para sair, a Maria tinha feito cocó, e lá foi ele mudar novamente a fralda à filha.

Enquanto eu tomava o pequeno-almoço e punha a loiça na máquina, ele apercebeu-se que a filha estava com sono. Foi adormecê-la. Quando saí de casa para o trabalho já a Maria dormia novamente.

Esta manhã ele tratou dela e deixou-me descansar, mas não foi só esta manhã e muito menos por ser Dia da Mulher! 

Sempre que é preciso acordar cedo para ir levar a Smartieteen, é ele que vai, pois acordar à noite para dar biberon à Maria normalmente é por minha conta.

Todos os dias ele faz o que é preciso ser feito, a par comigo. A entreajuda faz parte do nosso dia-a-dia. Até podem haver tarefas mais minhas do que dele, e vice-versa, como por exemplo eu cozinho, ele vai às compras. Não se trata de eu cozinhar, porque "o lugar da mulher é na cozinha". Não! De todo! Trata-se de eu cozinhar porque gosto de o fazer e porque tenho mais jeito do que ele. Ele tem mais jeito e paciência para andar à caça das promoções e para fazer as compras, e por isso é ele que vai ao supermercado.

Eu ponho a roupa a lavar, ele estende. Eu cozinho, ele põe a mesa. Ele põe a loiça na máquina, eu lavo à mão o que for preciso. Ele vai despejar o lixo, eu preparo os biberons da noite.

A Maria Limão é responsabilidade e um prazer de ambos, e nesse sentido ambos mudamos a fralda, ambos damos banho, ambos vamos pôr e/ou buscar à creche, ambos damos de comer, ambos vestimos, ambos a adormecemos, ambos lhe cantamos cantigas, dependendo de qual dos dois está mais disponível. Se possível fazêmos essas tarefas os dois, em conjunto, pelo simples prazer de estar com ela.

Connosco tem funcionado assim. Não por ser Dia da Mulher, mas todos os dias do ano, porque é assim que nos faz sentido.  

O Dia da Mulher não é suposto ser para o marido HOJE nos fazer o jantar, ou para nos mostrar uma vez no ano que afinal até dá uma ajudita lá em casa. Seria ridículo que o Dia da Mulher servisse para isto!







Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma