segunda-feira, julho 08, 2019

Sinto-me novamente com 25 anos

Já me têm perguntado se a Maria Limão veio a este mundo por acidente, ou se foi uma escolha.
Ser mãe aos 42 anos depois de ter uma filha já com 17 anos, foi efectivamente uma escolha. Uma das melhores decisões da minha vida.
Quem segue o blogue há algum tempo sabe que a nossa ida às Maldivas 🇲🇻 levou-nos a planearmos o nosso casamento. Foi deitada nas areias de uma ilha no Índico que fui pedida em casamento. Ora, com a vontade de casar veio a vontade de termos um filho, ao fim de 9 anos relacionamento. Foi lá que decidimos que iríamos tentar. Nós tentámos, a natureza quis e a Maria nasceu.
Desde que fiquei grávida que me chamam de atrevida, aventureira, corajosa.
Não me identifico com nenhum desses adjectivos. Sinto antes que sou uma sortuda. Sou uma sortuda por ter conseguido engravidar (dois meses depois de um aborto espontâneo), por a gravidez ter corrido às mil maravilhas permitindo-me continuar com o meu step, por olhar para a Maria e achar que ela é perfeita. Sortuda pela saúde que a tem acompanhado, sortuda por estar a viver novamente a maternidade como se fosse a primeira vez.
Também já me têm perguntado se tenho a mesma paciência que tive quando a Smartieteen nasceu. A mesma paciência para as brincadeiras, para as idas aos parques, e eu penso “Então não tenho paciência? Como não ter?  Há lá coisa melhor do que fazer um filho feliz?”
Há lá coisa melhor do que levá-la aos escorregas e fazê-la gargalhar de alegria? Há lá coisa melhor do que vê-la a aprender todos os dias uma coisa nova?
Esta tarde foi a festa de fim de ano da creche da Maria. Sabem aquelas festas em que nos babamos todos só de vermos os nossos filhos no palco? Em que filmamos cada segundo para mais tarde recordar?
Hoje senti-me novamente com 25 anos. Como se estivesse a assistir a estas festas pela primeira vez. A maternidade renascida e vivida como se fosse a primeira vez.
Por ela subi ao palco e dancei em frente a dezenas de pessoas. Por ela deito-me no chão a brincar, jogo à bola, volto a andar descalça na relva, dou mergulhos na água gelada da praia, deslizo no escorrega, ando de baloiço, faço caretas e ponho a língua de fora 😛 . Por ela tudo! Tal como fiz com a Smartieteen. Com a mesma vontade de fazer parte da sua vida e de lhe criar memórias.
Se isto é ser aventureira e corajosa, então eu sou.
Para mim isto é só ser mãe.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma