A minha Smartieteen é uma miúda de muito trabalho, responsável, estudiosa, aluna de Quadro de Honra há 5 anos consecutivos. Nunca precisei de a mandar estudar.
De há uns tempos para cá anda com algumas dificuldades a história. No último teste teve qualquer coisa como um 57% , o que lhe valeu um 3 no final do 1º período.
A Smartieteen ficou tristíssima e desolada: "Como é que eu vou chegar ao quadro de honra este ano? Passei mais de uma semana a preparar-me para este teste. Não fiz mais nada no fim-de-semana anterior do que estudar para este teste, não sei mais o que fazer. Sabia aquilo tudo de cor e salteado, escrevi tudo o que sabia e mesmo assim a professora avaliou incompleto em quase todas as perguntas. Não sei o que ela quer mais!"
Antes que a miúda entrasse em parafuso, respondi-lhe:
- "Olha minha menina, em primeiro lugar estou-me a borrifar para o quadro de honra! Isso mesmo! foi isso que tu ouviste! Se é para ficares nesse estado, não quero saber do quadro de honra para nada. O Quadro de Honra é um prémio para te trazer alegrias e te lembrar do teu mérito, não é para ser uma meta a atingir à lei da bala e à custa de muito sacrifício, sangue, suor e lágrimas.
Segundo, não quero que continues a estudar que nem uma maluca. Tu tens vida sabias? Tens 15 anos! Há vida para além da escola! Aos fins-de-semana é para teres tempo para a família, para os amigos, para ir a um concerto ou ao cinema. Não te quero fechada no quarto a estudar o fds inteiro. Estamos entendidas?
Terceiro, não é o "empinar" a matéria, depositá-la no teste e esquecê-la no dia seguinte que vai fazer de ti uma mulher culta e inteligente. Quero que percebas aquilo que estás a estudar. Quero que entendas de que forma aquilo que se passou na história da humanidade foi pertinente para aquilo que estamos a viver hoje em dia. Quero que chegues à conclusão que é fundamental reconhecer os erros que se cometeram no passado para que nunca mais os possamos repetir. Quero fundamentalmente que entendas de que forma é que aquilo estás a aprender na escola contribui para a tua felicidade. Quero que a matéria fique como cultura geral, que te estruture e te prepare para o futuro.
Quarto, as perguntas estão lá para tu responderes ao que te é perguntado e não para debitares tudo o que decoraste, respondendo a três perguntas de uma só vez. Está a ser avaliada pela tua interpretação das perguntas, compreensão da matéria e capacidade de síntese nas respostas.
O segredo não está em passar ainda mais tempo a estudar, mas em mudar a tua forma de estudar. Queres experimentar?"
Estudámos juntas para o teste seguinte: Pós 1ª Guerra Mundial, Revolução Russa, Comunismo, Anos 20 nos EUA. Matéria engraçada e com tanto para aprender, não "decorar", aprender, compreender, tirar ilacções, tanto terreno para desbravar, tanto para falar...
A Smartieteen mandou-me esta manhã uma mensagem cheia de smiles e pontos de exclamação dizendo que teve 80% no teste de história.
Fiquei feliz não propriamente pela nota, mas por ela ter finalmente chegado à conclusão que a disciplina de história não é uma seca nem um bicho de sete cabeças.
Fiquei orgulhosa dela, e de mim confesso. Não devemos carregar nos filhos o peso, o drama de terem de ser os melhores, de atingirem objectivos seja de que forma e por que meios for. Felizmente, nunca precisei de o fazer, pois a minha Smartieteen tem responsabilidade, preciosismo e perfeccionismo que chegue, de sobra e que transborda! Pelo contrário, no meu papel de mãe descobri que por vezes também é preciso desdramatizar e ensiná-los a encontrar outros caminhos.
Orgulho de a ter feito entender que há valores mais altos do que os resultados escolares: a sua sanidade mental e a sua felicidade!
Bolas, devia ter ido para professora! É isto que os professores fazem, não é?
Devias MESMO ter ido para professora!
ResponderEliminarAinda hoje pensava numa aula de apoio com miúdos muito diferentes da tua filha, miúdos com mesmo muitas dificuldades, como o descomplicar ajuda a chegar mais longe. Nunca lhes admiti que desistissem de si próprios e hoje vi-os a chegar a conclusões que em setembro eram impossíveis. Isso também me enche de orgulho!
Desistir nunca! Descomplicar sempre! Obrigada pelas tuas palavras, Maria. Deu-me vontade de assistir a uma das tuas aulas. :-)
EliminarAleluia!! Alguém que pensa como eu!! É que a maioria dos pais querem os miúdos com a cabeça nos livros sempre! Não concordo nada com isso. Eles têm de ter o tempo de não fazer nada, de pastelar... A minha tem 13 anos, sempre estudei história com ela e se era uma disciplina que detestava quando estudava, agora adoro precisamente porque a compreendo e dou voltas à minha cabeça para lhe explicar a ela da melhor maneira possível. Beijo
ResponderEliminarTem de haver tempo para tudo!
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