terça-feira, novembro 28, 2017

Grávida aos 42

A alegria da família e dos amigos, as palavras de incentivo e os parabéns por esta nossa aventura continuam desde que anunciámos a gravidez. Tenho pessoas que nunca conheci a oferecerem-me carinho e votos de felicidade, e isso é tão bonito. Sentimo-nos rodeados de amizade e muito bem-querer. Obrigada por isso.
Tenho ouvido insistentemente que sou uma corajosa em avançar conscientemente para uma gravidez aos 42 anos. Mas confesso-vos que estou morta de medo. Cada semana que passa é simultaneamente uma vitória e uma nova angústia. A gravidez conta-se às semanas e cada uma é um novo ciclo, um novo desenvolvimento no bebé e uma alteração no meu corpo. Mas, cada semana que passa é também um novo receio. Visto que passei por um aborto recente às 5 semanas, passar essa barreira nesta gravidez foi uma alegria.
Mas depois ouvimos testemunhos de que até às 12 semanas continua a haver alto risco de aborto, ainda para mais nesta idade. Com medo de o perder parei tudo: ginásio, corridas, massagens, a Volta pelas pessoas sem-abrigo. Abrandei o ritmo e foquei-me nesta gravidez que é neste momento a minha prioridade. Foi um alívio conseguir chegar às 12 semanas.
Passada mais esta fronteira e já a caminho das 13 é a angústia das trissomias e das deficiências. Felizmente existem exames específicos a fazer nesta fase para os detectar, e a amniocentese já faz parte do passado. Hoje em dia existem exames não-invasivos e sem qualquer risco para o bebé. São meras análises de sangue. Mas enquanto se faz e não faz, enquanto o resultado chega e não chega, ficam os "ses". - e se? e se acontecer comigo? e se eu passar a fazer parte das estatísticas? É esta a fase em que me encontro. Com vontade de acreditar, mas com muito medo que algo não corra pelo melhor. Para além disso, detectaram-me problemas da tiróide, que eu desconhecia ter. Pode inclusivamente ter sido despoletado pela gravidez e voltar ao normal quando o bebé nascer, mas para já está cá e há que resolver. Mais uma preocupação.
Já sei que a ecografia morfológica das 16 semanas também é importantíssima, e que em princípio a partir daí já não há grandes receios quanto ao desenvolvimento do bebé. Mas depois disso vêm outras preocupações. Como o parto, por exemplo. Normal ou de cesariana, com epidural ou sem epidural, no público ou no privado? E assim sucessivamente.
Quando ele/a nascer os receios serão outros: se come o suficiente, se cresce dentro do percentil, se faz cocó todos os dias, se tem o nariz entupido ou o rabinho assado, etc, etc, etc.
E os dramas vão continuar, eu sei. Tenho a Smartieteen e o Timteen com 16 e 17 anos, respectivamente, a provarem-me que nunca mais na vida uma mãe e um pai têm sossego. Já estão crescidos, mas continuam a ser uma preocupação. Faz parte, bem sei. Faz parte do "ser mãe" o nunca nos conseguirmos desligar deles passe o tempo que passar, e pelo caminho o coração fica apertadinho tantas e tantas vezes. É viver um dia de cada vez, estar atenta e aguardar pelo melhor.
Acabei de receber uma mensagem de uma Limoneira, uma pessoa que não conheço, mas que em poucas palavras me deu muita força neste dia em que estou tão ansiosa. Escreveu-me: Vai correr tudo bem. Acredita. Muitos parabéns!
Acredito sim, Maria! Obrigada pelo apoio. A vida tem-me sido generosa e vai continuar a ser.

10 comentários:

  1. Muitos muitos muitos parabéns para a família! Muitas felicidades! Fico a torcer que tudo corra bem <3

    ResponderEliminar
  2. Claro que vai correr tudo bem. Agora é importante lembrar que há uma criança a ser gerada e que todas as ansiedades da mãe passam para a criança. Tentar estar presente no momento. sentir cada momento dar valor a essas coisas que realmente existem... as ansidedades, inseguranças e medos são apenas pensamentos nossos precisamente pela demasiada importancia que damos a esses SES... SES esses que não nos vão trazer paz nem respostas antecipadas.
    Tranquilidade,alegria, celebração e amor é tudo o que uma gravida e o seu bebe merece no seu dia a dia <3

    Alex

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são pre-ocupações, são dramas que criamos antes mesmo de eles existirem. É verdadem eu sei. Há que manter a serenidade e o positivismo. Vai correr bem! :-) Obrigada!

      Eliminar
  3. Fui mãe do terceiro também tarde e entendo tão bem os teus medos. Como sabes, ajuda muito estar rodeada de Amor e Serenidade e ter Pensamento Positivo. Vai correr tudo bem, só pode, porque tu mereces. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O Amor de um filho, supera tudo e tu és capaz, Mãe, mulher corajosa .... vai correr tudo bem é só acreditar o Amor faz milagres é um Amor maior!!

    ResponderEliminar
  5. Cheguei à Limonada... hoje.
    Gostei e vou ficar.
    E,mais importante, as maiores felicidades para esse bébé !
    Compreendo e revejo-me nas suas angúnstias.
    Perdi 3 bébés em ...2 anos ( sendo uma das gravidezes gemelares ).
    IIG (interrupção involuntária da gravidez,como registado no processo )por causas desconhecidas.
    A natureza a seguir o seu curso,provávelmente.
    Assim acreditei para tentar serenar a minha dor.
    E...aos 43 anos...nasceu O amor da minha vida.
    Uma gravidez de termo( 42 sem.s + 5 dias ),sem NENHUM problema,um parto...rápido e... sem epidural.
    Claro que tive receios.MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIITOS.
    Mas,o amor era tanto,sentia-me abençoada...parece que caminháva 20 cm acima do chão ( e não,não uso saltos altos....),que ACREDITEI que correria tudo bem.
    Eu merecia.
    E assim foi.
    As minhas desculpas pela intromissão,mas é só um testemunho da minha vivência.
    Desejo-lhe,do coração,o MELHOR,para si e para esse bébé abençoado.

    margarideza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja muito bem-vinda! Que forte testemunho.
      Obrigada pela partilha, pela força que me transmitiu com todo esse acreditar e pela sua coragem e avançar para uma nova gravidez depois de 3 perdas. Não é fácil. Parabéns por esse bebé que tanta alegria e emoção traz ao seu discurso. Bem-haja por tudo o que me ofereceu com as suas palavras. Do fundo do coração, obrigada!

      Eliminar

Diz o que te vai na alma