quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Já pensaste em doar o teu corpo à ciência?

A Exposição Real Bodies, disponível na Cordoaria Nacional em Belém apenas até 10 de Abril, é uma incrível viagem pelo grande milagre que é o nosso corpo.

Desde o estudo da anatomia nos tempos do génio Leonardo da Vinci até aos dias de hoje, esta exposição apresenta-nos o corpo humano como nunca o vimos, pelo menos nós, comuns mortais, que não somos médicos e não realizamos autópsias.

Desengane-se quem ache que, por ser composta na sua grande maioria por cadáveres reais, a exposição é chocante ou mórbida. Pelo contrário, é fascinante ver o corpo humano ao vivo e explicado ao pormenor.

Ganhamos a percepção de que o nosso corpo é efectivamente uma máquina perfeita, pensada ao milímetro, mas que precisa que tratemos dela, sendo o desporto um contributo importante.

No final da exposição, discretamente deixada em cima de um palanque, está a Informação Para as Pessoas que Desejam Doar o Seu Corpo para a Ciência. Dei por mim a querer saber mais. Trouxe o papel comigo.

Os progressos científicos e a descoberta de cura das doenças não se conseguem sozinhos nem por obra do Espírito Santo. Exigem um estudo minucioso do cadáver humano. Para tal, é necessário que existam indivíduos que doem o seu corpo ao ensino e à investigação.  A doação deve ser feita oficialmente, mediante o preenchimento de um formulário específico.



Para além de um acto cívico louvável, o desejo de contribuir para a Ciência Médica é igualmente uma interessante forma de nos perpetuarmos. Com maior préstimo do que entregar o nosso corpo aos bichinhos da terra. Ninguém gosta de pensar nestas coisas, mas digam lá se não é verdade.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma