quarta-feira, junho 21, 2017

Viagens da Limonada #13 TOLEDO

A propósito da 40ª Maratona EDP Rock and Roll Madrid, em Abril deste ano regressámos a Madrid.

Visto que já conhecíamos relativamente bem Madrid (post aqui), apostámos num passeio por Segóvia (dicas aqui) e Toledo. Se tiverem uns dias a mais na vossa visita a Madrid, não deixem de visitar estas duas belezuras. 


Este post é sobre o nosso dia em TOLEDO: dicas para lá chegar desde Madrid e o que ver.



TOLEDO:
A partida de Madrid para Toledo é feita a partir da conhecida Estação de Atocha (Site da Renfe). Por experiência própria aconselho que comprem os bilhetes antecipadamente, pois correm o risco de os mesmos esgotarem no próprio dia.  A viagem desde Madrid é de apenas 33 minutos, muito tranquila e confortável, e custa 10,30€.

Apenas a 70 kms de Madrid, Toledo é uma cidade carregadinha de história, não é por acaso que foi considerada Património Cultural da Humanidade pela Unesco. Cervantes apelidou-a de "a glória de Espanha" e a cidade retribui-lhe sendo o autor mais honrado nas ruas de Toledo, uma estrada com o seu nome e uma escultura em bronze, para além das diversas alusões às suas obras, nomeadamente a paixão da cidade por D. Quixote.

A cidade está situada no topo de uma montanha, contornada por uma muralha e rodeada pelo rio Tejo. Os pontos históricos mais importantes incluem o Alcazár, a Catedral e o mercado central (o Zocodover), mas o fascínio começa logo pela chegada à Estação de combóios de Toledo.








Da estação à cidade são apenas alguns minutos a pé, não vale a pena usar qualquer tipo de transporte.
Ao chegar à Ponte de Alcântara temos uma das vistas mais bonitas do Alcázar. De facto, esta é uma das melhores zonas para o apreciar e fotografar. 








A subida ao alto da cidade pode ser feita por escadas, mas tem partes que é tão íngreme que a cidade disponibiliza uma escada rolante que atravessa as rochas até ao centro da cidade. Uma óptima ajuda, principalmente nos dias de muito calor.





Plaza Zocodover:
A principal praça de Toledo. Um excelente ponto de partida, até porque ali está o posto de turismo onde poderão solicitar um mapa e ouras informações que considerem relevantes.


Alcázar de Toledo:
Um dos edifícios mais simbólicos de Toledo, construído pelos romanos no século III e reconstruído na época cristã como fortaleza e palácio. Alberga hoje o Museo do Exército e a Biblioteca Regional Castilha- La Mancha. 

Durante a Guerra Civil, o Alcázar de Toledo foi utilizado como ponto defensivo e de resistência da Guardia Civil, durante o Cerco que durou 70 dias, tendo sido parcialmente destruído pelas tropas apoiantes da Segunda República. 

Estes eventos tornaram o Palácio num símbolo do Nacionalismo Espanhol, e o Alcázar serviu de inspiração para a fundação do El Alcázar, um jornal de influências de direita que teve o seu início na Guerra Civil. A defesa do Alcázar de Toledo foi uma das mais memoráveis e dramáticas batalhas na história da Espanha, impulsionada com histórias de fé e resistência até à morte.






Catedral de Toledo:
Também conhecida com a Santa Iglesia Catedral Primada, foi iniciada a sua construção em 1226 por ordens do Arcebispo Ximenez de Rada no reinado de Fernando III, só foi terminada em 1493. É a sede da Arquidiocese de Toledo. Só vista por fora, já é uma delícia.








Ao redor da Catedral é deixar-se perder pelas numerosas ruas estreitas cheias de lojas, artesanato, antiguidades e muitos sítios para petiscar. O centro da cidade é labiríntico, mas isso nem sempre é mau. É deixarmo-nos perder e aproveitar ao máximo cada descoberta.











Juderia:
As ruas de Toledo ainda hoje transpiram as influências da comunidade judia, expulsa de Espanha em 1492, e disso são testemunho a Sinagoga de Santa Maria la Banca, a Sinagoga de El Trânsito e a Mesquita de Cristo de la Luz.






Vindo do lado da Catedral, a próxima paragem é o Museo de El Greco. Trata-se de uma recriação de uma casa toledana da época de El Greco-  o pinto, escultor e arquitecto nascido em Creta, mas que desenvolveu grande parte da sua carreira artística em Espanha.





De seguida a Sinagoga de Sta Maria la Blanca





 e o Monasterio de San Juan de los Reyes.




Daqui atravessámos a Puerta del Cámbrón e contornámos a cidade por fora da muralha até à Puerta de Alfonso VI e Puerta de Bisagra onde atravessámos novamente a muralha até à Puerta del Sol.








Umas das atracções gastronómicas é o Mazapán, mas não se admirem que vos peçam um balúrdio quando um pedacinho destes custa 1€, ou seja, tanto quanto um bolo de pastelaria em Portugal com o triplo do tamanho. No fundo, muito parecidos com os tradicionais bolos algarvios de massapão (mas os nossos são mais coloridos e com formas divertidas).





O que comer em Toledo?
Bocadillos de Jamon iberico e uma (ou mais) Estrella Damm, é sugestão que nunca falha.

Terminámos a nossa visita a Toledo regressando ao palácio, e descendo até à Puerta de Alcântara para o regresso à estação.

Com um pouco mais de tempo, haveriam com certeza outras maravilhas para descobrir em Toledo, mas o essencial foi feito.

Talvez um dia, o regresso.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma