quarta-feira, outubro 29, 2014

"Então mas é só isto? Onde é que estão os piropos ofensivos e badalhocos?"


Anda por aí um vídeo que se tornou viral (tendo já mais de 5 422 672 visualizações), porque a protagonista recebeu mais de cem assédios verbais e assobios, limitando-se a passear na rua de jeans e t-shirt.
Este aqui

Eu não queria falar deste tema dos piropos novamente, mas como não gosto de exageros (a não ser quando vou aos restaurantes e as doses são bem servidas), obrigam-me a vir aqui mexer na ferida.

Os comentários escandalosos, motivadores de tanta celeuma, retratados no referido vídeo são coisas como isto:

"How you doing today?" 
"Smile!"
"What´s up beautiful? Have a good day"
"Somebody´s acknowledging you for being beautiful, you should say thank you more!"
"God bless you"
"Hey baby"
"Hey beautiful"
"How are you doing this morning?"
"Have a nice evening"
"Hey sweetie"

e para mim a melhor de todas "Hey look it there, i just saw a thousand dollars". Epá isto é do melhor! Isto é uma delícia.

Cheguei ao fim e perguntei a mim mesma "Então mas é só isto? Onde é que estão os piropos ofensivos e badalhocos?"

Ok, uma mulher deveria ter o direito a andar na rua sem ser importunada ou abordada, mas bolas, em lado algum eu ouvi uma ofensa efectivamente digna desse nome.

Estes senhores são uns gentlemen comparado com aquilo que uma mulher é obrigada a ouvir aqui neste paraíso à beira-mar plantado. Agora nem tanto, porque o sector da construção civil está parado e os senhores das obras ficam em casa ou então já emigraram, mas aqui há uns anos... Ou será que sou eu que já estou a ficar velha? Se calhar é isso!

O vídeo termina com um apelo para contribuir com donativos para a Hollaback (" a non profit dedicated to ending street harassment")!
Estou a pensar seriamente em desviar as quantias que tenho no KIVA, ou em levantar aquele depósito esquecido no Banco Mau, para me dedicar exclusivamente a esta causa!

Tenham juízo, pá!





2 comentários:

  1. Precisamente o que eu penso! Tanta hipocresía que anda por ai, piropos destes eu gostava de ter todos os dias :)

    ResponderEliminar
  2. Quando vi o vídeo pensei o mesmo. Se isto são piropos impróprios, o que é que devemos chamar aos piropos do pessoal dos andaimes!!! :)

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma