quarta-feira, setembro 13, 2017

Viagens da Limonada #14 BARCELONA


Este verão decidimos oferecer à Smartieteen e ao Timteen uma experiência num cruzeiro pelo mediterrâneo. Optámos pelos cruzeiro da Pullmantur Brisas do Mediterrâneo  com partida em Barcelona. (Para quem tem dúvidas sobre fazer um cruzeiro ou não, espreite aqui).

Antes de partirmos nessa aventura marítima, passamos 3 dias em Barcelona para lhes mostrar a cidade (nós dois já lá tínhamos estado há cc dez anos), e para nos divertirmos no Portaventura. E como podem imaginar, os miúdos adoraram.

Como queríamos muito divertirmo-nos em Portaventura, a passagem por Barcelona foi curta, e por isso tivémos muito que andar para ver o máximo possível num único dia.

Este post é sobre o essencial de BARCELONA.

Parque Guell
Concebido pelo arquitecto Antoni Gaudi por encomenda do empresário Eusebi Guell, era para ser uma urbanização de luxo. Felizmente, foi um fracasso comercial e passou a ser uma jardim do Município de Barcelona. Para além das vistas maravilhosas sobre a cidade e da vegetação exuberante, no parque existe a Casa- Museu Gaudi onde o próprio viveu durante quase vinte anos.

A 1ª vez que fui a Barcelona o parque poderia ser visitado sem pagar. Infelizmente, hoje em dia é pago (7€ bilhete normal), pelo que o acesso a certos sítios está vedado. Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou no Site Oficial.

O famoso lagarto de Gaudi e o banco ondulante colorido são peças a não perder no Parque Guell.


















Sagrada Família - a eterna inacabada
Do Parque Guell à Sagrada Família fomos a pé. É mais rápido e menos cansativo ir de metro, mas o andar pelas ruas de uma cidade é a melhor forma de a conhecer.

Mais uma vez, uma obra entregue a Gaudi, o templo é a imagem de marca de Barcelona. Unicamente financiada por contributos privados, este templo católico está previsto terminar apenas em 2026, por alturas do centenário de Gaudi.

As fachadas e as torres são lindíssimas e, havendo tempo, merece sem dúvida uma visita ao seu interior.








Ramblas e o Mercado de La Boqueria
A principal avenida de Barcelona é o Passeio das Ramblas: a via que liga a Praça da Catalunha ao porto de Barcelona.


Tem um passeio central onde os pedestres circulam e onde estão os quiosques de flores  e animação de rua.

O movimento é caótico por vezes e há que ter em atenção os carteiristas. Foi aqui que ocorreu a 17 de Agosto (já depois desta nossa visita) ocorreu o atentado em que um homem atropelou dezenas de pessoas com uma carrinha. (Reacção ao atentado aqui).

Tragédias à parte, e continuando o nosso passeio pelas Ramblas é inevitável sermos atraídos pelas seguintes obras:

La Pedrera ou Casa Milá - Mais um edifício de Gaudi, situado no nº 92 do Passeig de Grácia, igualmente património mundial da Unesco. É um edifício de linhas curvas lembrando as dunas da praia.




Casa Batló - Concebida por quem? Antoni Gaudi, pois então. Situa-se no nº 43 do Passeig de Grácia, é património mundial da Unesco e acessível ao público. São maravilhosas as suas varandas fazendo lembrar máscaras de carnaval.



Mosaico de Joan Miró, no chão da Plaza de Boqueria, é um círculo irregular colorido a preto, azul, vermelho e amarelo, e tanto quanto me foi dado a conhecer representa um marco toponímico.



Desviando um pouco para o emblemático Bairro Gótico é possível conhecer as ruelas antigas e a Catedral de Barcelona.

Mercado de la Boqueria
As iguarias são imensas e para todos os gostos. A beleza e o colorido merecem sem dúvida uma visita e não só. O Mercado não é um monumento ou local de visita. Há que comprar qualquer coisa, E disso, que lá trabalha vive e não de turistas de passagem.
Até porque apetece provar de tudo, olhem lá!
















As Ramblas terminam com a estátua do Colombo apontando para as Américas.



Visto que só tínhamos um dia para visitar Barcelona, e que no dia seguinte nos dirigiamos para Port Aventura, foi apenas este essencial de Barcelona que mostrámos aos miúdos. No entanto, a cidade tem muito mais por onde nos perdermos.

Se estiver mais do que um/dois dias em Barcelona:
Percorrendo a zona de Montjuic, por exemplo, a qual é acessível por teleférico é possível visitar  a Torre Calatrava, o Palau Nacional, o Estadi Olimpic e o Palau San Jordi .







Do lado oposto, na Barceloneta é possível fazer praia, e este é um dos principais motivos pelo qual eu gostaria de viver nesta cidade. Merece ainda uma visita o Parc Ciutadella, e um pouco mais acima o Arc de Triomf.








Para os adeptos de futebol, é imperdível assistir a um jogo de futebol no mítico Estádio Camp Nou, em Les Corts. Eu tive já essa sorte!








HOTEL EM BARCELONA:
Por uma questão de preço, mas essencialmente por uma questão de localização ficámos no Hotel Abbot, perto da Estação de Sans que nos permitisse ir a Port Aventura e voltar para apanhar o cruzeiro. Limpo e com o essencial para dormir comfortavelmente por uma noite.

Não tenho um rol de restaurantes em Barcelona para vos sugerir. Nós experimentámos o Hard Rock Café na Praça da Catalunha, junto às Ramblas e adorámos. Vale mais pelo ambiente do que pela comida, e as filas de espera são enormes, mas é de facto um local diferente de tudo o resto.

DICAS:
-O bilhete T10 (preço 9.95€) é um bilhete multitransportes, multiviagem e multipessoal, ou seja, com o mesmo bilhete andámos 4 pessoas pelo metro de Barcelona até esgotar as 10 viagens. O T10 compensa também para quem planear sair do aeroporto de comboio, o que foi o nosso caso.
-O comboio do aeroporto de El Prat para Barcelona fica no Terminal 2, mas existe um bus no Terminal 1 até às estação.


Next stop: PORT AVENTURA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma