quarta-feira, março 21, 2018

Descontrolo Emocional durante a Gravidez

Já aqui tinha partilhado no mês passado as "Maravilhas da Gravidez", um resumo das fases difíceis da gravidez. Aqueles sintomas absolutamente normais numa gravidez, mas que incomodam e nos massacram.

Para além desses incómodos sintomas,  já tinha lido em vários sites alguns comentários acerca do Descontrolo Emocional, dos picos de humor de uma grávida, da instabilidade emocional e da compreensão necessária por parte de quem com ela convive. Dava comigo a pensar que tudo aquilo eram balelas. Qual descontrolo emocional, qual quê?  Lá estão eles a inventar cenas estilo "mudanças de humor durante o ciclo mestrual" para a gravidez! 

Ora do que eu não estava à espera era que isso me acontecesse a mim, logo eu que não acredito em nada dessas tretas!

Pela primeira vez na minha vida, tive um "ridículo" ataque de ciúmes do Limoneiro. Bastou um simples comentário de facebook elogiando uma pessoa amiga para me deixar de rastos. Em segundos passei de uma mulher madura, confiante e extremamente amada, para uma terrível sensação de perda, imaginando imediatamente que me ia abandonar a mim e à filha no momento em que mais precisamos dele. Em segundos o meu castelo desmoronou-se. Chorei desalmadamente aquele abandono como se inclusivamente já tivesse ocorrido.  Como se a separação estivesse mesmo a acontecer. Foi preciso uma enorme dose de paciência da parte dele para me fazer ver o absurdo da situação e o quanto estava desorientada sem razão. Nunca fui tão mimada e amada na minha vida.

Foi preciso passar por isto para perceber que de facto as emoções estão à flor da pele durante a gravidez, e comprovar que as alterações hormonais, entre outras coisas, também levam a alterações emocionais e de estados de humor. Apesar de estar a passar uma gravidez felicíssima e de ânimo leve, por vezes instala-se uma insegurança por não conseguir levar tudo isto a bom porto, a incerteza do parto, um medo enorme de sofrer e que a minha bebé sofra, a preocupação com o meu corpo, o receio de não conseguir ter tudo pronto a tempo e horas, o medo das novas rotinas e do quanto possam desestabilizar a nossa relação (os nossos hábitos, as nossas viagens, as nossas conversas)...

Nesta recta final do terceiro mês, ando desejosa de ver a Maria e ansiosa por começar a tratar do quarto dela. Com quase 29 semanas de gravidez ainda não comprei nada para o quarto dela, não lhe comprei uma única peça de roupa, nada. Antes de começar a comprar seja o que for, há que desalojar o pai do seu escritório. E isso está a stressar-me de sobremaneira, pois não depende de mim. E ele está numa descontracção que não se aguenta! 

Mas por incrível que pareça, dou comigo a massajar a barriga enquanto me besunto de creme 3 vezes por dia e penso "Bolas, ainda vou ter saudades disto, ainda vou ter saudades de te ter cá dentro, minha Maria!"

Para quem está a pensar engravidar, lembrem-se que cada caso é um caso, mas tudo isto é normal!

            








Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma