segunda-feira, julho 02, 2018

Nem nos meus melhores sonhos eu imaginei um parto assim!

Como tinha prometido no post sobre o nascimento da Maria, aqui fica um lamiré do parto.

A Maria nasceu no Hospital de Santa Maria às 4.34h da manhã do dia 13 de Junho, dia de Santo António, com a idade gestacional de 40 semanas e 6 dias, ou seja, um dia antes de fazer as 41 semanas.

                                       

O parto foi induzido no dia 12 pelo tempo de gravidez que já levava e porque nesses últimos dias eu já sentia os movimentos fetais menos do que era normal.

Após o internamento por volta das 11.30 da manhã e da administração da medicação pelas 3.00h da tarde, foi aguardar pelas primeiras dores e pela evolução da dilatação.

Passadas algumas horas e já em trabalho de parto chegaram finalmente as dores e foi-me sugerida a epidural.  Apesar de fazer milagres, a epidural não tira as dores por completo, pelo que vos digo que se com epidural já é doloroso, não consigo imaginar o que será passar por aquela dor atroz sem anestesia. Na dúvida, aceitem esse imenso alívio, pois vão precisar de todas as vossas forças para a parte da expulsão.

Já com 8 dedos de dilatação e com uma sensação enorme de que a Maria estava para nascer a qualquer momento, tal era a pressão que sentia na zona do períneo, levaram-me para a sala de partos pelas 3.00h da manhã.

Na sala de partos, a médica que me acompanhou, tendo verificado que o ritmo cardíaco da Maria estava bem mesmo quando sofria uma contracção,  solicitou que aguardasse mais um pouco até aos 10 dedos de dilatação. Acreditava ela que seria possível fazer a dilatação completa e não ser necessário fazer episiotomia (vulgo corte).

Não sei se foi pelo facto de ter treinado o meu Step Coreografado até às 38 semanas de gravidez, se pelo sexo praticado durante toda a gravidez sem restrições, se pela minha idade (42 anos), se pelo facto de ser uma 2ª gravidez, se pela paciência e elevada experiência da médica que me fez o parto, se foi um simples milagre, ou se terão sido todos estes factores juntos a conspirar a meu favor, mas este parto correu muito melhor do que eu alguma vez poderia sonhar. 

Apesar das 14 horas de trabalho de parto e do cansaço extremo, foi possível aguardar pela dilatação completa ao ponto de não ser necessário ser cosida. Apesar de eu já ter ouvido falar de mulheres que dão à luz sem levar um único ponto, nunca nos meus melhores sonhos eu imaginei ter um parto assim: sem pontos, sem cortes, sem rasgos. 

No final,  o mais importante de tudo, pude ver a minha bebé, confirmar que ela estava bem. Chorei compulsivamente. Ela era perfeita. Era o fim de 9 meses de uma enorme expectativa e o culminar de uma felicidade abismal. Eu não ter levado pontos foi apenas um bónus. 




A Maria nasceu com 3.035kg e 48.5cms e ao fim de duas horas do parto já eu estava sentada na cama a comer. Mexia-me bem, andava, sentava-me, tudo sem dores. Tal qual a Kate Middleton, eu estava prontíssima para ir para casa o mais breve possível. Só não fui porque o Hospital tem um protocolo de 24 horas para a mãe e 48 horas para o bebé. 

Talvez por ter passado horrores no pós-parto da Smartieteen, nunca me convenci que poderia ter esta sorte imensa.  Este cenário torna tudo muito mais fácil: a recuperação física e o cuidar do nosso bebé. Que todos os partos fossem assim.  Abençoada Maria!


                                              


PS: O meu enorme obrigado a toda a equipa de enfermeiros e médicos do Hospital de Santa MAria. Tanto os que nos acompanharam nestas horas difíceis, bem como a todos os profissionais com P grande que nos seguiram durante esta gravidez de alto risco.


4 comentários:

  1. Parabéns, que linda que Maria é.
    Eu gostaria de ter sabido o que é uma parto normal, mas em nenhum dos casos tive essa possibilidade.
    Do Vi ele estava sentado e da Ca, ela já estava pronta para parto normal, mas ao fim das 40 semanas continuava super subida e o meu corpo não dilatava...

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Tudo o que for o melhor para eles é com certeza a melhor opção. Não fique triste por não te tido parto normal. Bjs

      Eliminar
  2. Muitos parabéns! :D Que bom que correu tão bem. Espero, daqui a 1 mês, estar a dizer o mesmo.:P Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns! espero que esteja a correr tudo bem com ambos, e que tenhas uma hora tão pequenina quanto a minha. Bjs

      Eliminar

Diz o que te vai na alma