domingo, julho 01, 2018

Ter filhos: o que eu já não me lembrava!

Fui mãe de 1ª viagem há 17 anos da minha Smartieteen. Guardo memórias inolvidáveis desses tempos, mas há certos pormenores que eu já não me lembrava e que tenho revivido com a Maria Limão.

Não me lembrava que:

- com um recém-nascido, as idas à casa de banho passam a ser uma aventura, que os duches passam a ser ultra rápidos, que deixamos de ter tempo para cremes e maquilhagens pelo que aproveitamos todos os bocadinhos em que o bebé está a dormir ou que temos mais alguém em casa para o fazer. E mesmo com ele a dormir, se estivermos sozinhas, o ideal é levá-lo connosco para a casa de banho. Não vá a criatura acordar.

- temos uma enorme dificuldade em cumprir horários, pois assim que estamos para sair de casa, há sempre um cocó na fralda de última hora, ou uma mamada inesperada. E sair de casa, com todo o arsenal necessário, implica uma logística gigantesca.

- passa a ser impossível ter a casa arrumada. Simplesmente não dá, pois no exacto momento em que tens o jantar para fazer ou a roupa para estender, o bebé, aquele que tu não queres habituar ao colo a toda a hora, berra que se desunha e tu nem sabes bem porquê. Ou seja, ficamos em casa o dia todo, mas continuamos a não ter tempo para nada.

- as noites a dar de mamar de 2 em 2 horas são dolorosas. O cansaço é tal que fazemos coisas estapafúrdias como deixar o portão da garagem aberto ou meter a máquina da loiça a lavar sem detergente.

- continuamos a usar roupa de grávida, porque nos primeiros tempos nada mais não nos serve.

- há sempre quem tenha montes de dicas para dar: nâo dês suplemento, não dês chucha, não a habitues ao colo, não a deixes fazer da mama chucha, não mudes a fralda à noite, etc etc etc...  Mas nem todos os bebés são iguais, cada um tem as suas necessidades e nem sempre é fácil seguir tanta regra.


Tudo isto faz parte e é superado com o grande amor que nutrimos por este ser que entrou de rompante nas nossas vidas.

Agora, o que eu não sabia é que:
- os irmãos, Smartieteen e Timteen, iam ser tão loucos por ela ao ponto de ela ser a 1ª coisa pela qual perguntam quando acordam ou chegam a casa.
Coração de mãe é elástico! Mesmo que o tempo para nos dedicarmos aos mais velhos não seja o mesmo que o tempo que agora dedicamos ao recém-chegado, no coração de mãe há lugar para todos os filhos que venham ao mundo, e o amor por cada um deles é igualmente infindável. 




















Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma