terça-feira, agosto 20, 2019

Factos na história e curiosidades que me encantam de sobremaneira

Há factos na história e curiosidades que me encantam de sobremaneira, como por exemplo:
- descobrir que a famosíssima e caríssima mala da Hermés conhecida como Birkin Bag foi criada pela marca para a actriz e cantora Jane Birkin. Aquela mesma Jane Birkin que, a par com Serge Gainsbourg, canta aquela música francesa muito sexy e erótica (e que inclusivamente foi proibida pelo Vaticano) chamada "Je táime... moi non plus". Vocês conhecem de certeza.
- A conhecidíssima marca de automóveis eléctricos Tesla, que recentemente colocou um carro no espaço, fez do seu nome uma homenagem ao inventor e engenheiro electricista Nikola Tesla, o qual (entre outras coisas) descobriu uma maneira de transmitir eletricidade sem fios. Para além da marca de automóveis, também a banda de rock norte-americana Tesla lhe deve o seu nome. Tesla é nome de uma cratera na lua, e existe um aeroporto em Belgrado chamado Nikola Tesla. Nas Cataratas de Niagára está uma estátua construida em sua homenagem. Conheciam Tesla antes do aparecimento dos veículos de Elon Musk?
- Michael Jackson escreveu a letra de “Bad” com a intenção de a cantar num dueto com Prince, mas devido à frase inicial “Your butt is mine" Prince recusou-se. Alegadamente Prince terá perguntado ao Michael: “Quem é que vai cantar essa parte para quem? É que de certeza que tu não a vais cantar para mim.”
- "Futilidade" é um livro escrito por Morgan Robertson cuja narrativa apresenta o transatlântico Titan, que se afunda no Atlântico Norte, após bater num iceberg. Qual parte incrível desta história? O livro foi escrito 14 anos antes do célebre naufrágio de Titanic. Masabuni Hosono, o único passageiro japonês a bordo e que sobreviveu ao acidente, foi considerado um cobarde pelos seus compatriotas por ter preferido salvar-se a morrer juntamente com os restantes passageiros. Curioso o nome do livro ser Futilidade.
- Graças à investigação da jornalista Veronica Guerin sobre a máfia e os barões de droga irlandeses, que levou ao seu assassinato em 1996, a população da Irlanda se revoltou e protestou nas ruas, Os barões de droga tiveram seus bens confiscados e foram presos. Um ano depois, os crimes caíram em mais de 50% na Irlanda. Veronica Guerin é considerada uma heroína na Irlanda. Cate Blanchett protagoniza a jornalista num filme de Joel Schumacher (o realizador dos filmes Batman, o Cliente e ) de 2003, chamado Veronica Guerin. Schumacher é o realizador de dois filmes que adoro: o Cliente e Tempo para Matar. 
- River Phoenix, o actor conhecido pelo filme Stand by me, que morreu aos 23 anos de overdose, é irmão do actor Joaquin Phoenix. Como é que eu não sabia isto?
Adoro estas histórias. Partilhem mais destas pérolas nos comentários, e façam de mim uma Limonada muito mais informada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma