terça-feira, outubro 14, 2014

Parabéns a nós, mano!

Esta coisa de fazer anos no mesmo dia de um irmão tem muito que se lhe diga.

Para começar os meus pais têm uma pontaria desgraçada, Sim, porque fazer gémeos é uma questão de genética e hereditariedade, agora ter a habilidade de acertar na mesma data ao fim seis anos é digno do Lucky Luke.

Desde cedo aprendi a partilhar. Não só porque lá em casa éramos 4 filhos e sempre nos foi incutida a partilha de roupas e livros, mas porque tive o enorme prazer de partilhar com o meu irmão o quarto e o aniversário (o dia que normalmente as crianças têm na ideia como o seu dia). Eu adorava!

Não, nunca quis um quarto só para mim, nunca precisei desse espaço. Sempre foi muito mais divertido adormecer à conversa com ele, a ouvir o "Oceano Pacífico", a partilhar as aventuras e desventuras da escola, dos namoros, dos sonhos para o futuro, a viajar na maionese... Quando o outro já não dava resposta, é porque tinha adormecido.

Cedo descobrimos uma enorme cumplicidade, cedo fomos mais do que simples irmãos, fomos grandes amigos e partilhadores de experiências.

Era frequente entrar no quarto e ele estar a "arranhar" qualquer coisa à guitarra, e quando me via dizia-me "conheces esta?". Só descansava quando os trabalhos da escola assim o exigiam, ou quando efectivamente a música estava "sacada" na íntegra. Quando isso acontecia, chamava-me " anda cá, tu cantas enquanto eu toco, que tu sabes a letra" e estávamos horas naquilo. Tínhamos uma versão só nossa do "Sweet Child of Mine" dos Guns and Roses. Era brutal!

Recordo, com um sorriso na alma, o dia em que acordei com o enorme estrondo da porta do roupeiro, olho para o lado e a cama dele está vazia, levanto-me e, espreitando entre a cama e o roupeiro, vejo-o deitado no chão, a dormir. Foi provavelmente das maiores gargalhadas que já dei na minha vida.

Lembro-me igualmente do dia, no recreio da escola, em que me vieram dizer "epá, vai ali ao campo da bola que o teu irmão está a dar espectáculo".  Dirigi-me ao campo da bola, e lá estava ele, à guitarra, a tocar "More than words" dos Extreme, rodeado de miúdos a graúdos que aplaudiam e cantavam com ele. Devia ter uns dez anos e eu dezasseis... tive um orgulho danado! Só não chorei com vergonha dos colegas. Sempre teve um jeitão para a música, o sacana do miúdo! (Já eu tive lições de órgão e não ligava nenhuma àquilo, se arrependimento matasse...)

Ou do dia em que entro o portão do colégio e me dizem que o meu irmão está na enfermaria, pois tinha sido empurrado de um muro pelos colegas. Com o lábio superior todo rebentado, assim que me vê desata num choro, e abraça-me na procura de um conforto que normalmente procuramos no colo da nossa mãe.

Ainda hoje é frequente nos telefonarmos e o outro dizer "bolas, estava a pensar em ti". Ainda hoje, mesmo à distância, parece que sentimos que o outro não está bem. Ainda hoje partilhamos escritas e músicas, gostos e desejos.

Todos os anos à meia-noite da véspera do nosso aniversário nos telefonamos, para darmos os parabéns um ao outro. Todos os anos sinto que não é o meu dia, mas o nosso dia.

Este ano foi ainda mais especial! Ao fim de cerca de dez anos, conseguimos juntar-nos ao jantar e fazermos a festa juntos (o que nem sempre é possível dada a distância geográfica que nos separa). Talvez por isso, este ano bateu-me a nostalgia da infância e adolescência que partilhámos e umas saudades tremendas daqueles tempos.

Por isso, digo com frequência aos meus filhos e sobrinhos, apesar de terem um quarto cada um, quando vos apetecer durmam juntos, conversem muito, partilhem o que são e o que gostariam de ser! Não há tempo que passe nem memórias distantes que vos tire o prazer desses momentos!

LOVE YA BROTHA!




2 comentários:

  1. Olá, embora nunca tenha comentado, descobri este blog há uns tempos e tenho vindo cá regularmente pois gosto bastante da tua escrita. Como tal, nomeei-te para o Liebster Award aqui: http://acavalonumburro.blogspot.pt/2014/10/liebster-awards.html
    Dá uma espreitadela :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fifi, agradeço a nomeação e as tuas vindas ao blog. Espero continuar a corresponder às tuas expectativas. Alinho, pois parece-me uma excelente iniciativa! Obrigada

      Eliminar

Diz o que te vai na alma