terça-feira, janeiro 13, 2015

Não estaremos a dar uma de putos mimados?

Agitou-se meio mundo pela liberdade de expressão! Em homenagem às vítimas, em solidariedade para com o Charlie Hebdon, em luta pela manutenção de liberdades e direitos que nos estão consagrados e dos quais não queremos abdicar.

É por isto que estão a lutar e estão correctos, porque é uma afronta que assim não seja.

Mas... porquê tanta agitação pelo recente atentado a esta liberdade em particular, quando há tantas liberdades e direitos que são violadas diariamente por esse mundo fora?

Por que razão este atentado originou esta onda de solidariedade, quando há crimes piores e ninguém faz nada?

Onde está a indignação mundial de cada vez que se violam direitos fundamentais como o direito à vida, à integridade pessoal, à segurança, à saúde, à hábitação, à educação?

Nem quando a Malala foi alvejada se juntaram líderes de todo o mundo em marcha pelos direitos das mulheres e pelo acesso à educação. Malala teve a sorte de os jornais lhe terem dado voz, foi recebida nas Nações Unidas e é hoje uma Prémio Nobel, mas lutou sozinha.

Porquê tanta agitação com a liberdade de expressão, opinião ou pensamento, quando existem outros direitos, tão ou mais importantes, para os quais não se verifica tamanha celeuma?!

Ai, que me tiraram a liberdade expressão! Ai queres ver que eu agora não posso dizer aquilo que penso! E agora, o que faço eu à minha vida?

Não estaremos a dar uma de putos mimados?!

Como será que olham para nós as mulheres que, em vários países, são excisadas na infância?  E o que dirão de nós os habitantes de países africanos que morrem à sede e à fome ou por falta de vacinas e assistência médica?

Será que reagimos assim porque fomos atingidos por "outsiders" na nossa própria casa, no espaço físico do nosso velho continente? Terá sido porque a comunidade jornalística se sentiu ameaçada? Ou antes porque, apesar de básicos e essenciais, esses direitos não nos dizem respeito, não são falha no nosso quotidiano, não são assunto que nos preocupe? São coisas dos outros, eles que lidem com elas!

Sim, morreram pessoas neste atentado! Sim, é um crime horrendo aquilo que se passou, mas é disto que se trata, minha gente!



Artigo 37
Liberdade de expressão e informação
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma